Home > Notícias > Instituto distorceu dados para fazer propaganda da reforma de Guedes

Instituto distorceu dados para fazer propaganda da reforma de Guedes

Sem esclarecer contexto, estudo do Instituto Millenium comparou gasto com servidores a despesas com saúde e educação; Oton Pereira Neves, secretário-geral do Sindsep-DF classifica o levantamento como fake e criminoso


Instituto distorceu dados para fazer propaganda da reforma de Guedes
Foto: Elza Fiúza/ Agência Brasil

Brasil de Fato

Servidores públicos reagiram com indignação ao estudo divulgado pelo Instituto Millenium na segunda-feira (10), conforme o qual o gasto do país com o funcionalismo (13,7% do Produto Interno Bruto) representaria o dobro das despesas com educação e mais de três vezes as despesas com saúde (3,9% do PIB).

Para entidades que representam os funcionários públicos, a pesquisa omite aspectos importantes da estrutura estatal para servir apenas de propaganda ao projeto ultraliberal do ministro da Economia, Paulo Guedes, um dos fundadores do instituto, cujo objetivo é enxugar a máquina pública e diminuir a ação do Estado.

O principal mecanismo para isso, já deliberadamente exposto pelo ministro da Economia e por seu chefe, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), é a reforma administrativa, para mexer na estrutura e nos salários dos servidores. Segundo Guedes, o texto já está pronto, mas ainda não foi enviado ao Congresso.

Abaixo da média mundial

Uma das manipulações da pesquisa da Millenium, afirma o presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), João Domingos Gomes dos Santos, é considerar apenas o valor bruto e não levar em conta o percentual de servidores em relação ao total de empregados no país.

De acordo com ele, o Brasil é um dos que menos gastam no mundo, considerando a população total de trabalhadores, ficando atrás de quase todos os países europeus, que mantêm em média entre 10% a 15% do total de empregados no serviço público.

“Aqui, temos menos de 5% da mão de obra formalmente empregada trabalhando direta ou indiretamente no serviço público. Aqui falta serviço público, tanto em quantidade quanto em qualidade, em relação à demanda que tem. E, sobretudo, em relação à carga tributária que nós temos”, explica o presidente da CSPB.

O Millenium apresenta um dado divergente: conforme o estudo, o percentual de participação dos empregos públicos em relação ao mercado de empregos formais é de 21%.

Oton Pereira Neves, secretário-geral do Sindicato dos Servidores Públicos do Distrito Federal (Sindsep-DF), classifica o levantamento como fake e criminoso. Ele afirma que a pesquisa é uma encomenda para que o povo apoie a reforma contra os servidores.

“É criminosa essa reforma administrativa, porque você tira do Estado a capacidade de ele exercer, minimamente, as suas funções – saúde, educação, segurança pública, soberania nacional, transporte. Se você tira o trabalhador do setor público, qualificado, motivado, você está cometendo um genocídio para a sociedade brasileira”, indigna-se.

Imprecisão

Para Oton, o estudo não deixa claro o que está abarcado nos valores apresentados. “Quando ele compara esse gasto com a educação e com a saúde, não está explícito que ele retira dos R$ 930 bilhões a despesa com os trabalhadores dessas áreas”.

O presidente da CSPB concorda com a nebulosidade em torno dos números que foram divulgados na pesquisa, a qual ele diz estar sob uma “lógica terraplanista” do governo federal. Ele reforça que a comparação diz mais sobre a ausência de gastos com políticas fundamentais do que com um custo exagerado com servidores.

“Quando aquele instituto e a imprensa divulgam que se gasta menos com saúde e com educação aqui no Brasil, em que pese toda a manipulação, é uma autoconfissão criminosa: se nós somos um dos que menos expandimos o serviço público no mundo e, ainda sim, gastamos menos com políticas públicas do que com funcionalismo, é uma autoincriminação de que, deliberadamente, há uma política de retirar o Estado da vida do cidadão”, pondera João Domingos Gomes dos Santos.






NOSSOS

PARCEIROS