Home > Notícias > Insalubridade de servidores cedidos pode ser paga em março

Insalubridade de servidores cedidos pode ser paga em março

Entidades cobram retroativo desde janeiro de 2019. Casos de outros estados ainda prejudicados devem ser encaminhados pelos sindicatos à Condsef/Fenadsef para inserção na pauta da reunião específica agendada para 18 de fevereiro


Insalubridade de servidores cedidos pode ser paga em março
Foto: Pixabay

Condsef/Fenadsef

Desde janeiro 2019, servidores do Ministério da Saúde cedidos para estados e municípios não recebem o adicional de insalubridade. Desde o ocorrido, a Condsef/Fenadsef interviu na situação, cobrando do governo o cumprimento do pagamento a que servidores da pasta têm direito. Para o atendimento à exigência, a Saúde e o Ministério do Planejamento solicitaram realização de um laudo técnico para comprovação da necessidade. No caso específico do Distrito Federal, o resultado positivo veio apenas em dezembro do ano passado.

Em reunião realizada no último dia 23 com o Coordenador de Gestão de Pessoas do Ministério da Saúde, Gilberto Cordeiro, Secretário-adjunto de Administração da Condsef/Fenadsef, e Carlos Roberto dos Santos, diretor da Fenasps, foram informados de que o adicional pode ser pago no mês de março. "Resta ao governo do Distrito Federal encaminhar a ficha descritiva de cada servidor, constando as atividades e o inseticida utilizados em serviço, para que os trabalhadores possam receber no próximo mês", explica Cordeiro.

Para o diretor da Condsef/Fenadsef, há dúvidas quanto ao retroativo do valor. "Não se sabe se o pagamento será considerado desde janeiro de 2019, quando houve interrupção do adicional, ou se vai ser a partir de dezembro, quando houve comprovação do laudo técnico. O Ministério da Saúde se encarregou de verificar e retornar sobre a questão", afirma.

Retroativo

A questão retroativa se complexifica tendo-se em vista que foi feito, em meados de 2019, um primeiro laudo que negou a insalubridade. Entretanto, diante de uma reavaliação, o resultado do parecer se alterou. O Ministério da Saúde deve consultar a pasta da Economia sobre como proceder, considerando o novo laudo. As entidades cobram retroativo de janeiro de 2019.

Gilberto Cordeiro aconselha que, caso o retroativo não saia, os sindicatos do Distrito Federal devem convocar assembleia para deliberarem sobre a reivindicação. "Aproveitamos a oportunidade e marcamos uma reunião para o dia 18 de fevereiro, para tratarmos da pauta geral dos servidores do Ministério da Saúde", acrescentou o dirigente. 

O encontro deve tratar das questões envolvendo insalubridade em nível nacional, sobre todos os estados e municípios que encaram o mesmo problema. A Condsef/Fenadsef solicita às entidades filiadas enquadradas na situação envolvendo insalubridade a encaminhar os casos para a Confederação tratar na reunião do próximo mês.






NOSSOS

PARCEIROS