Home > Notícias > Incêndio em escola e PSF indígena acirra instabilidade no território Pankararu

Incêndio em escola e PSF indígena acirra instabilidade no território Pankararu

Nas redes sociais, lideranças indígenas tem associado o fato ocorrido ao cenário político nacional, desfavorável à garantia de direitos dos povos indígenas


Incêndio em escola e PSF indígena acirra instabilidade no território Pankararu
Reprodução / DR

Sindsep-PE

O Sindsep-PE acompanha com preocupação o clima tenso existente na área Pankararu, localizada entre os municípios de Jatobá e Petrolândia, Sertão do estado. A situação vem se arrastando desde junho deste ano, quando foi determinada a desintrusão (desocupação da terra com indenização e reassentamento dos posseiros). 

A situação de instabilidade no local já havia sido denunciada ao Ministério Público e à Polícia Federal, mas o fato ganhou notoriedade esta semana com o incêndio supostamente criminoso de uma escola municipal e um Posto de Saúde da Família (PSF), na Comunidade Bem Querer de Baixo. O caso está sendo investigado pelas autoridades.

Nas redes sociais, lideranças indígenas tem associado o fato ocorrido ao cenário político nacional, desfavorável à garantia de direitos dos povos indígenas. É que o incêndio, supostamente criminoso, teria ocorrido após a divulgação do resultado do segundo turno das eleições para presidente da República. 

O Sindsep lamenta e vê como inadmissível qualquer ato de depredação do patrimônio público e desde já adianta que estará atento e vigilante na defesa dos direitos indígenas, bem como à integridade física dos membros da Comissão interinstitucional, responsável pela execução da desintrusão na área.

O CONFLITO
Há 25 anos, os Pankararu ganharam na Justiça o direito à terra. Em meados de junho,  o Tribunal Regional Federal da 5ª Região decidiu, por unanimidade, em favor da etnia pela continuidade do processo de desintrusão e ocupação plena do território. 

As lideranças Pankararu garantem que a luta não é contra os posseiros, mas sim pelo direito à terra sagrada. O Sindsep-PE espera que toda essa situação conflituosa seja normalizada, e que o clima pacífico e harmonioso seja reestabelecido na comunidade.






NOSSOS

PARCEIROS