Home > Notícias > Governo suspende recadastramento anual de aposentados até setembro

Governo suspende recadastramento anual de aposentados até setembro

Diário Oficial da União trouxe alterações na IN 22. Decisão vem como medida protetiva de enfrentamento a emergência em saúde pública no combate a pandemia do novo coronavírus


Governo suspende recadastramento anual de aposentados até setembro
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

Condsef/Fenadsef

O Ministério da Economia publicou nessa quarta-feira, 8, no Diário Oficial da União (DOU), a Instrução Normativa (IN) 52 que suspende até o dia 30 de setembro a exigência de recadastramento anual de aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis. Uma Portaria publicada no último 17 de junho simplificou a prova de vida exigida para o recadastramento de servidores aposentados pensionistas e anistiados durante a pandemia. 

Aplicativos, mobile ou terminais de autoatendimento bancário foram autorizados pela Portaria para realização de biometria. Beneficiários sem condição de deslocamento podem realizar com maior facilidade o procedimento. A medida, no entanto, não vale para novos aposentados e pensionistas que nunca fizeram a prova de vida no banco. Esses terão que realizar a primeira no Banco do Brasil ou na Caixa Ecconômica Federal. 

É possível que passada a pandemia algumas alterações continuem valendo como forma de dinamizar esses processos. Hoje, mais de 700 mil servidores aposentados e pensionistas recebem benefícios por meio do Sistema Integrado de Administração de Recusos Humanos (Siape). É preciso seguir atento às mudanças tanto neste momento que exige regras de isolamento social, quanto no cenário pós-pandemia. 

A Condsef/Fenadsef seguirá acompanhando e atualizando essas e outras informações de interesses dos setores de sua base em seus canais de comunicação.

Com informações do Sindsep-PE






NOSSOS

PARCEIROS