Home > Notícias > Governo abre concursos com 600 vagas para Funai e Ministério do Meio Ambiente

Governo abre concursos com 600 vagas para Funai e Ministério do Meio Ambiente

Salários são de até 7,2 mil reais; maioria das oportunidades exige nível superior


Governo abre concursos com 600 vagas para Funai e Ministério do Meio Ambiente
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Carta Capital

O governo federal autorizou, nesta terça-feira (2), a realização de dois concursos públicos para a contratação de funcionários para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e para o Ministério do Meio Ambiente. 

As autorizações foram publicadas em portarias no Diário Oficial da União. Por lá, é possível ver a oferta de 600 vagas em diferentes posições. Os salários das posições ofertadas chegam a 7,2 mil reais e a maioria das posições disponíveis exige que o candidato tenha curso superior.

Na Funai, mostra a portaria, serão 502 vagas em diferentes posições. São elas:

Já no Ministério do Meio Ambiente, a portaria publicada no DOU prevê a abertura de um concurso para preencher 98 posições de analista ambiental. O cargo exige formação superior. 

Conforme consta no Diário Oficial, os editais com todas as especificações para os concursos públicos devem ser publicados nos próximos seis meses.

As contratações, importante lembrar, devem ocorrer depois de sete anos sem a abertura de novos editais para a Funai. Com as negativas de realizações de novos concursos durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o órgão atingiu o menor quadro de funcionários desde 2008. Em 2022, a Justiça determinou a contratação de 600 funcionários temporários para atender a região amazônica, visando controlar as barreiras sanitárias em função da disseminação da Covid-19.

Na sexta-feira 28, o presidente Lula (PT) prometeu a retomada dos concursos durante sua gestão. Ele garantiu que, até 2026, publicará editais em diferentes áreas para ‘repor o que desapareceu’ durante a gestão anterior. A promessa foi feita em evento que marcou a oficialização do reajuste de 9% aos servidores federais.






NOSSOS

PARCEIROS