Home > Notícias > Funasa: atenção nas perícias de insalubridade/periculosidade

Funasa: atenção nas perícias de insalubridade/periculosidade



Depois de muita pressão do Sindsep-PE, da Condsef e demais entidades representativas dos servidores da Funasa, o governo resolveu manter o adi-cional de insalubridade/periculosidade. Para isso, está realizando perícias médicas nas unidades da Fundação em todo o país. Porém, em alguns estados, os servidores estão se queixando de que os médicos peritos estão descaracterizando os laudos para não conceder o benefício a quem deveria.

Diante dessa situação, o Sindsep-PE pede que todos os servidores da Funasa que forem sub-metidos a essa perícia e se sentirem prejudicados, procurarem o sindicato. Sua denúncia será encaminhada para a Condsef, em Brasília, e a mesma repassará para o próprio Ministério da Saúde. Mas atenção. A Confederação quer solucionar esse problema rapidamente. Portanto, quem tiver uma denúncia a fazer procure logo a direção do Sindsep-PE através do 3131.6350.

NEGOCIAÇÃO PERMANENTE
A Condsef integrou a mesa de negociações do Sistema Único de Saúde (SUS) que aconteceu nos dias 21 e 22 de setembro, no auditório do Ministério da Saúde, em Brasília. No encontro foram discutidos temas como plano de carreira para o setor, incluindo a jornada de 30 horas para equipe de enfermagem do SUS.

Durante as reuniões, foi constatada a necessidade de aprofundar os debates sobre o plano de carreira. Também foi aprovada a realização de um seminário de urgência em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A escolha da cidade não foi aleatória. Além da necessidade de descentralização dos fóruns para outras regiões do país, Campo Grande é a segunda cidade brasileira onde ocorre mais acidentes de trânsito. O seminário foi agendado para acontecer nos dias 17 e 18 de novembro.

ENFERMAGEM
O Projeto de Lei 2295/00, que regulamenta a jornada de 30 horas para a enfermagem, também foi pauta da Mesa. Na expectativa de construir acordos para aprovação do PL, foram apresentados estudos sobre os impactos financeiros, o piso salarial da enfermagem e sobre aumento dos postos de trabalhos.

Por causa da falta de tempo provocada pelas intensas discussões, foram adiados os debates sobre temas polêmicos como financiamento e vínculo ao conselho nacional de saúde. Pela necessidade de um maior aprofundamento dessas questões, esses tópicos serão discutidos nos próximos encontros. 






NOSSOS

PARCEIROS