Home > Notícias > Fórum de entidades sindicais da C&T promove ações na SBPC

Fórum de entidades sindicais da C&T promove ações na SBPC

Contra o desmanche da área de ciência e tecnologia no Brasil


Fórum de entidades sindicais da C&T promove ações na SBPC
Fotos: Sindsep-AM

Sindsep-AM

Contra o ‘desmanche’ da área de ciência e tecnologia no Brasil, o Sindsep/AM, em conjunto com outras associações e sindicatos que compõem o Fórum das Entidades Representativas dos Servidores das Carreiras de C&T (Fórum de C&T), encontra-se em Maceió (AL), participando da 70ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O grupo está denunciando para a população a política de descaso e desvalorização que governo Temer promove no setor, bem como cobrando das autoridades ações como a recomposição orçamentária das Instituições de pesquisa e a reposição de pessoal via concurso, dentre outras pautas.

O Fórum tem distribuído material informativo diverso para o público participante, bem como vem promovendo atos, que já encontraram eco na grande imprensa.

O Sindsep-AM está representado no evento pelo secretário de administração, Jorge Lobato, que é servidor de carreira do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), um dos mais prejudicados com a política de desvalorização do setor. “Acreditamos que as ações nesse evento da SBPC são essenciais, a fim de mobilizar a comunidade científica e a sociedade em geral contra a destruição do setor ora em curso”, ressalta o sindicalista.

Durante a abertura do 70º Encontro Anual da SBPC, ocorrido na segunda-feira (23), o ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, foi recebido sob protesto dos servidores que pediam por mais concursos.

Kassab disse que entende e apoia as reivindicações, mas ressaltou que o seu ministério foi o que menos sofreu com cortes, embora concordasse com os presentes que falta apoio político para as ciências brasileiras.

Para o ministro, a fusão dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada pelo presidente Temer, é positiva visto que oferece mais visibilidade e proximidades entre os setores.

Com opinião divergente, os servidores dizem que a fusão, além de não ajudar, ainda trouxe muitos prejuízos ao setor.






NOSSOS

PARCEIROS