Home > Notícias > Fenadsef e Fisenge assinam ACT 2017/2019 com a Conab

Fenadsef e Fisenge assinam ACT 2017/2019 com a Conab

Com mediação feita pelo TST por solicitação da Fenadsef, empregados comemoram acordo coletivo da categoria que trouxe avanços importantes


 Fenadsef e Fisenge assinam ACT 2017/2019 com a Conab
Foto: Divulgação / DR

Condsef

Depois de um longo e difícil processo de negociação, foi assinado no Tribunal Superior do Trabalho (TST), nessa quarta-feira, 24, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/2019 dos empregados da Conab. O acordo foi firmado no TST entre a Conab, a Fenadsef e a Fisenge. Confira aqui. O ACT garante reajuste de 100% do INPC acumulado no período de 1º/09/2016 a 31/08/2017 sobre salários e benefícios, além de 60% do índice do INPC acumulado no período de 1º/09/2017 a 31/08/2018 sobre os salários e benefícios. A referência para aplicação dos índices será o salário em 1º de setembro de 2018. Entre outras cláusulas, há também a previsão de um abono indenizatório no valor de R$ 1.100,00 para os empregados.

A única cláusula rejeitada e que ficou de fora do acordo por recomendação da Fenadsef trata de um modelo de custeio sindical. Significa que os trabalhadores não terão que autorizar qualquer desconto em folha como contribuição compulsória para entidades representativas. A Fenadsef e suas filiadas são contra a cobrança compulsória de imposto sindical e defendem a livre organização da categoria com contribuições espontâneas em torno das entidades legítimas que lhes representam.

O desfecho vitorioso desse ACT contou com a importante mediação do TST, solicitada pela Fenadsef. A mobilização dos empregados em torno das propostas e a participação de todos foi fundamental para que se garantisse um acordo com avanços importantes. A Fenadsef espera que a categoria siga mobilizada e esteja pronta para defender direitos e atendimento de reivindicações no processo de negociação do próximo ACT. Todos juntos. À vitória.






NOSSOS

PARCEIROS