Home > Notícias > Federais constroem unidade e apontam Dia Nacional de Lutas para setembro

Federais constroem unidade e apontam Dia Nacional de Lutas para setembro

Categoria tem tarefa de ampliar diálogo com servidores estaduais, municipais e movimentos da sociedade civil organizada. Atividade em defesa dos serviços públicos é apontada para 2a quinzena. Condsef vai convocar plenária da maioria do Executivo


Federais constroem unidade e apontam Dia Nacional de Lutas para setembro
Reprodução/Zoom

Condsef/Fenadsef

Mais de 300 representantes de servidores federais do Executivo, Legislativo e Judiciário fecharam com unidade nessa sexta-feira, 14, o seminário do Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais). Em três dias de intensos debates, a categoria consolidou um calendário de atividades que aponta um Dia Nacional de Lutas para a 2a quinzena de setembro. A defesa dos servidores e serviços públicos e a luta contra a reforma Administrativa devem nortear as discussões. O objetivo é ampliar o diálogo na construção de unidade com servidores estaduais, municipais e movimentos da sociedade civil organizada. 

"Temos muitas tarefas para fazer, luta para executar, unidade para construir e um governo para derrotar", resumiu Davi Lobão, do Sinasefe, um dos coordenadores do seminário. O secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva, informou que a direção da entidade tem reunião já nessa terça, 18, para definir data de uma plenária nacional da maioria do Executivo Federal. As resoluções do seminário vão estar na pauta. 

A Condsef lembrou também que a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público deve realizar um ciclo de debates para tratar temas de interese do setor público. A reforma Administrativa que Rodrigo Maia vem defendendo e essa semana ganhou fôlego com a ampla divulgação de um estudo falacioso do Instituto Millenium, que deturpa dados sobre servidores e serviços públicos, está no centro dessas discussões. 

O secretário-geral da Confederação convocou o Fórum a participar do ciclo de debate da Frente Parlamentar que acontece também na terça, 18, às 14 horas. "Ou é Bolsonaro destruindo o setor público ou somos nós", frisou. "É preciso incluir parlamentares nesse debate em defesa dos serviços públicos e constuir uma grande mobilização. A hora de tirar esse governo que está destruindo direitos e a vida dos brasileiros é agora", defendeu.

A Condsef/Fenadsef já assinou dois pedidos de impeachment contra Jair Bolsonaro. Já são mais de 50 que seguem ignorados pelo presidente da Câmara dos Deputados aguardando análise.

Sem servidores não há políticas públicas

Além da Condsef/Fenadsef e o Sinasefe participaram do seminário o Sinait, CNTSS, Assibge, Fenajufe, Andes-SN, Fasubra, Sinal, Asfoc, Fenasps e outras entidades com representantes de todo o Brasil. A CUT e CSP-Conlutas também marcaram presença e vão integrar a construção do Dia Nacional de Lutas em defesa dos serviços públicos. 

Uma das tarefas imediatas das entidades será retomar os fóruns estaduais que unificam a classe trabalhadora. O desafio é construir uma unidade ampla e mobilizar outros setores da sociedade. Os estados terão autonomia para decidir as ações e formato de atividade do Dia Nacional de Lutas, sempre levando em conta as limitações e recomendações de autoridades sanitárias em função da pandemia de Covid-19. Plenárias setorais das categorias que deverão acontecer já na 1a quinzena de setembro devem apontar a data da atividade nacional. 

Reforço na comunicação

Além disso, uma campanha unificada desenvolvida pelo Fonasefe em defesa dos servidores e serviços públicos deve ser construída e amplamente divulgada em redes sociais impulsionando a comunicação das entidades com os servidores e com a sociedade.

Além de desmistificar a reforma administrativa, combater privatizações e derrotar a política ultraneoliberal conduzida pelo governo Bolsonaro, a campanha visa esclarecer a sociedade da importância dos servidores para o Estado de bem estar social garantido pela Constituição. Sem servidores públicos não há políticas públicas de qualidade será um dos nortes dessa campanha. 

Greves sanitárias em defesa da vida e contra retorno ao trabalho presencial imposto pelo governo a muitos setores da administração pública não estão descartadas. Nesse sábado, a Condsef/Fenadsef realiza encontro setorial com servidores da Educação e da Cultura.

O Iphan publicou Portaria essa semana no Diário Oficial da União convocando servidores para retorno no próximo dia 21. Em diversos estados a categoria já aprovou greve sanitária e continuidade do teletrabalho pela segurança e vida dos servidores e também da população. A pandemia ainda está fora de controle e o retorno ao trabalho é considerado prematuro e perigoso. Já são mais de 106 mil vítimas da Covid-19 no Brasil. 

O relatório final do seminário do Fonasefe com as propostas dos grupos de trabalho e moções de apoio e repúdio aprovadas pela categoria deverá ser enviado até o final deste mês. 

Confira o 3o dia do seminário do Fonasefe:






NOSSOS

PARCEIROS