Home > Notícias > Enquanto negociam ACT 2019/2020, empregados garantem direitos por mais 90 dias

Enquanto negociam ACT 2019/2020, empregados garantem direitos por mais 90 dias

No próximo dia 27 será assinado documento que assegura atual ACT por outros 3 meses. Próxima reunião com a Ebserh será no dia 11 de abril. Empresa vai enviar propostas de cláusulas econômicas para análise da categoria até essa sexta, 22


Enquanto negociam ACT 2019/2020, empregados garantem direitos por mais 90 dias
Reunião ACT Ebserh, em Brasília (Foto: Divulgação)

Condsef/Fenadsef

Em reunião com representantes da Ebserh nessa terça-feira, 19, em Brasília, empregados garantiram a assinatura de documento que prorroga o atual ACT dos empregados por mais 90 dias. No final de fevereiro foi assinado aditivo que garantia apenas 30 dias, o que foi alertado pelos representantes da categoria que não seria suficiente para conclusão do processo de negociação do ACT 2019/2020. Nessa reunião, a Ebserh apresentou verbalmente uma proposta salarial que representa 40% do INPC, o que equivaleria a 1,576% de reajuste. 

Na proposta não está garantida a retroatividade e nenhum reajuste em benefícios, como plano de saúde, alimentação, creche e auxílio a pessoa com deficiência. A empresa se comprometeu a encaminhar a proposta de cláusula econômica formalmente até sexta, 22, para que seja submetida a avaliação da categoria. No dia 5 de abril a empresa se comprometeu a encaminhar proposta para as cláusulas novas do ACT. 

Com o aditivo, que será assinado no próximo dia 27, as negociações podem ocorrer sem que os empregados corram risco de perder os direitos já conquistados no ACT anterior. A próxima reunião entre Ebserh, Condsef/Fenadsef, Fenam, FNE, Fenafar e comitê de negociação dos empregados acontece no dia 11 de abril.

Rodada de assembleias

Depois de receber as propostas da empresa, as entidades filiadas à Condsef/Fenadsef em todo o Brasil devem agendar assembleias. O objetivo é avaliar e se posicionar sobre as propostas até o dia 9 de abril. A Confederação e suas filiadas recomendam que a categoria não aceite a retirada de nenhum direito do que já existe no ACT atual. A Confederação também defende que a empresa assegure reposição sem perda salarial para seus empregados.

>> Confira aqui a íntegra do relatório dessa rodada de reuniões do ACT 2019/2010






NOSSOS

PARCEIROS