Home > Notícias > Empréstimo Consignado: União derruba decisão e PL segue tramitando na Câmara

Empréstimo Consignado: União derruba decisão e PL segue tramitando na Câmara

Por enquanto empréstimos vão continuar sendo descontados dos contracheques. Suspensão depende de aprovação na Câmara. Confira no final da matéria explicação em vídeo de advogado do Sinfa-RJ, entidade filiada à Condsef/Fenadsef


Empréstimo Consignado: União derruba decisão e PL segue tramitando na Câmara
Reprodução

Sinfa-RJ

A decisão de suspender a cobrança, por quatro meses, do empréstimo consignado de servidores públicos, aposentados e pensionistas, foi derrubada por recursos impetrados pela União e pelo Banco Central. A decisão que cassou a suspensão foi tomada pelo Desembargador Federal Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional da 1ª Região.

Com a decisão do desembargador, os descontos em folha dos consignados continuarão sendo feitos e, a suspensão agora depende a aprovação de um Projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados.

Projeto de Lei segue tramitando na câmara

O Projeto de Lei 1257/20, de autoria do Deputado Federal João Henrique Holanda Caldas (PSB-AL), altera a Lei do Crédito Consignado para determinar a suspensão dos descontos em folha de pagamento enquanto persistir o estado de calamidade pública por conta da pandemia de Covid-19 no País.

A medida está em análise na Câmara dos Deputados. De acordo com a justificativa dada pelo Deputado para o projeto, mais de 30 milhões de aposentados contraíram dívidas por meio de empréstimos consignados no Brasil, totalizando mais de R$ 4 bilhões. O parlamentar avalia que a decisão de suspender o pagamento desses empréstimos durante a pandemia está alinhada com diversas medidas do governo federal que visam preservar empregos e manter algum nível de atividade econômica.

Veja abaixo vídeo do Dr. Rian Sant’Anna, um dos advogados que presta serviços ao Sinfa-RJ, falando sobre o tema dessa matéria.






NOSSOS

PARCEIROS