Home > Notícias > Empregados da Hemobrás decidem negociar 3 itens da pauta enquanto aguardam retorno do MGI

Empregados da Hemobrás decidem negociar 3 itens da pauta enquanto aguardam retorno do MGI

A direção do Sindsep-PE já enviou um ofício ao gerente de Gestão de Pessoas da Hemobrás, Rafael Elias Salomão Jaegger, informando da decisão e solicitando uma nova rodada de negociações


Empregados da Hemobrás decidem negociar 3 itens da pauta enquanto aguardam retorno do MGI
Reprodução/Zoom

Sindsep-PE

Em assembleia virtual realizada nesta sexta-feira (24/02), através da plataforma Zoom, os(as) empregados(as) da Hemobrás decidiram aceitar a proposta da empresa pública e iniciar de imediato a negociação de apenas três itens do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023/2024, ficando os demais pendentes para negociar assim que houver um retorno do Ministério de Gestão e Inovação (MGI). A direção do Sindsep-PE já enviou um ofício ao gerente de Gestão de Pessoas da Hemobrás, Rafael Elias Salomão Jaegger, informando da decisão e solicitando uma nova rodada de negociações.

O item 9 do ACT 2023/2024 prevê a inclusão de um adicional de R$ 400,00 (quatrocentos reais) de retribuição por ensino superior para profissionais de nível médio, assistentes e técnicos, bem como, inclusão das demais retribuições por titulação e qualificação estratégica de forma isonômica aos analistas, tudo relacionado ao Plano de Cargos, Empregos e Salários (PCES) de 2014. Já no item 10, os acordantes se comprometem a discutirem/celebrarem acordo para distribuição de Participação dos Lucros e Resultados (PLR), quando apurada.

O item 11, por sua vez, prevê a adoção, a cargo da Hemobrás, das providências necessárias para o efetivo desconto em folha de pagamento da mensalidade sindical devidamente formalizada pelo(a) empregado(a), a partir do pagamento da folha de março/2023, sendo o repasse realizado até o quinto dia útil posterior.

Para o coordenador geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira,  antecipar a negociação desses três itens adianta o entendimento sobre as cláusulas em tela sem prejuízo algum para a negociação global, podendo acarretar um processo mais rápido", diz o sindicalista.
O empregado da Hemobrás, Rodrigo Ferreira, lembra que a mudança de governo, mudou também a composição da SEST (Secretaria de Coordenação das Estatais) e a nova equipe ainda está se apropriando das discussões .

Em relação ao desenrolar das negociações do ACT 2023/2024, Rodrigo se diz otimista. “O governo Lula não nos trata como inimigo e se mostra disposto a valorizar o funcionalismo público”, diz ele, lembrando que a atual gestão, em dois meses de governo, já apresentou uma proposta de 7,8% aos servidores do Regime Jurídico Único, que estavam há mais de 6 anos sem recomposição salarial.






NOSSOS

PARCEIROS