Home > Notícias > Empregados da Ebserh realizam atos e manifestações em todo o Brasil

Empregados da Ebserh realizam atos e manifestações em todo o Brasil

Empresa deve apresentar nova proposta na tarde desta sexta, 21


Empregados da Ebserh realizam atos e manifestações em todo o Brasil
Foto: Sindiserf-RS

Sindiserf-RS

Ontem (20), os empregados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) se manifestaram em diversas cidades do país contra o desrespeito da Empresa, num Dia Nacional de Luta. O caráter considerado desproporcional da decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que acatou liminar da Ebserh inviabilizou uma greve dos trabalhadores iniciada no último dia 13 também motivou as mobilizações.

As entidades representativas dos empregados da Ebserh divulgaram um comunicado à população buscando apoio para a luta dos trabalhadores na defesa de seus direitos. A assessoria jurídica da Condsef/Fenadsef entrou ontem, com um pedido de reconsideração no Tribunal Superior do Trabalho (TST) e busca uma audiência urgente com a ministra Delaíde Miranda. O objetivo é que os empregados possam dar sua versão sobre o processo de negociações que levou a categoria a deflagrar greve por ampla maioria em suas instâncias deliberativas.

O delegado sindical do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) e integrante da mesa de negociação com a Ebserh, Reginaldo Valadão, afirmou que os atos realizados em frente aos hospitais universitários de Rio Grande e Pelotas são de grande importância para dar sequência a luta dos trabalhadores da Eberh que estão sendo desvalorizados e desrespeitados.

“Estamos salvando vidas, doando vidas e temos inúmeros colegas que perderam suas vidas no enfrentamento ao covid-19. Por isso, queremos respeito! E esse governo, em plena pandemia, pretende retirar direitos que terão um impacto de 30% no salário dos trabalhadores”, declarou.

De acordo com ele, é muito importante a luta contra a retirada dos direitos ter continuidade. “Nos manteremos firmes nesta luta, nossa mobilização continuará de maneira permanente. Os trabalhadores da Ebserh lutam por um serviço público de qualidade. Trabalhamos em hospitais que são referência e que atendem uma ampla região. O HE de Pelotas ganhou a melhor nota do país, seguido pelo hospital de Rio Grande”, contou Reginaldo.

Nova proposta da empresa

A Ebserh convocou uma reunião para hoje (21), às 15h, com as entidades que representam os trabalhadores no processo de negociação do ACT 2020/2021. A empresa deve apresentar uma nova proposta aos empregados.

A expectativa é de que a nova proposta exclua a alteração nas regras de adicional de insalubridade que podem reduzir salários em até 27%. A cláusula é considerada pétrea pelos empregados que não admitem esse retrocesso e desrespeito quando estão arriscando suas vidas na luta para salvar vidas em meio a pandemia que já vitimou mais de 440 mil brasileiros, entre eles milhares de profissionais que atuam na linha de frente da saúde.

Plenária Nacional

Nesta sexta-feira (21), uma plenária nacional da categoria será realizada às 20h. Entre os pontos de discussão estão o processo de negociação do ACT e o de mobilização que continua em todo o Brasil. A atividade será realizada pela plataforma Zoom e o link de acesso será encaminhado aos empregados de todos os estados.

No Rio Grande do Sul, os empregados da Ebserh atuam nos hospitais universitários de Pelotas, Rio Grande e Santa Maria.

Com informações da Condsef/Fenadsef






NOSSOS

PARCEIROS