Home > Notícias > Empregada da Ebserh sofre aborto após ser reconvocada ao trabalho presencial

Empregada da Ebserh sofre aborto após ser reconvocada ao trabalho presencial

Ela havia apresentado atestados que comprovavam que sua gravidez era de risco. A pressão pelo retorno ao trabalho, a preocupação com o deslocamento de 318km somado ao contexto de pandemia ocasionou o aborto justamente no dia do seu retorno ao HU


Empregada da Ebserh sofre aborto após ser reconvocada ao trabalho presencial
Reprodução

Sindiserf-RS

Uma trabalhadora do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), empregada da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que estava grávida sofreu um aborto espontâneo. O Hospital havia emitido uma nota, orientando os que estavam em trabalho remoto, incluindo gestantes e nutrizes, a retornarem ao trabalho administrativo. Apesar de mulheres grávidas serem consideradas grupos de risco do Covid-19.

A trabalhadora é moradora de Porto Alegre e, desde que ingressou no HU-FURG, viaja uma vez por semana a Rio Grande, 318 km distantes da capital, para cumprir sua carga horária. Além disso, ela já havia apresentado atestados da sua médica que comprovavam que sua gravidez era de risco. A pressão pelo retorno ao trabalho, a preocupação com o deslocamento somado ao contexto de pandemia que vivemos, ocasionou o aborto justamente no dia do seu retorno ao HU.

Desde o começo da pandemia do novo coronavírus, os empregados da Ebserh sofrem com a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), sobrecarga de trabalho e insegurança. Paralelo a isso, a decisão de liberar os empregados para a realização do trabalho remoto fica a cargo da superintendência de cada Hospital Universitário. Há apenas uma orientação da Ebserh para liberarem os empregados que integram o grupo de risco.

O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) lamenta o ocorrido e manifesta sua solidariedade a trabalhadora e seus familiares.






NOSSOS

PARCEIROS