Home > Notícias > Em plenária, empregados da Conab autorizam Fenadsef a negociar ACT 2021/2022

Em plenária, empregados da Conab autorizam Fenadsef a negociar ACT 2021/2022

Comissão Nacional de Negociação foi eleita. Assembleias de base vão referendar encaminhamentos e calendário de atividades que inclui luta por armazéns locais e um dia nacional de luta em defesa da Conab em 22 de setembro


Em plenária, empregados da Conab autorizam Fenadsef a negociar ACT 2021/2022
Conab/Divulgação

Condsef/Fenadsef

Representantes de empregados da Conab de 21 estados (AC, AL, AM, BA, CE, ES, GO, MA, MG, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RR, RS, SE, SP) e o Distrito Federal realizaram plenária nacional no último dia 21. Por unanimidade, a categoria deu autorizações legais para a Fenadsef negociar o ACT 2021/2022 com a empresa e também recorrer ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), caso necessário. Na plenária também foi eleita a Comissão Nacional de Negociação que irá participar do processo. A partir do dia 3 de setembro assembleias de base vão ser realizadas nos estados para discutir e aprovar encaminhamentos do ACT e de outras pautas de reivindicação.

Ainda sobre o ACT 2020/2021, nessa quinta, 26, entidades e empresa foram ao TST na busca de um consenso para fechar acordo ainda pendente. A Conab se comprometeu a encaminhar uma minuta atualizada do ACT 2020/2021 em até 5 dias. Durante as assembleias, as entidades vão analisar a proposta da Conab e tem até dez dias após o recebimento da minuta da empresa para se manifestar. Confira aqui ata da reunião no TST.     

22/09: Dia nacional em defesa da Conab 

No calendário de atividades está apontado ainda um Dia Nacional de Luta em Defesa da Conab. As reivindicações do ACT 2021/2022 estão na pauta. A luta contra o Decreto 10.767/21 também está na agenda de luta. O decreto possibilita a concessão e privatização de mais de 120 imóveis da Conab, entre armazéns, prédios e terrenos. Até o dia 10 de setembro cada estado deve elaborar um memorial em defesa dos armazéns locais no patrimônio da Conab. Fenadsef, Asnab e Fisenge, além dos sindicatos gerais vão construir essa defesa em conjunto com uma abordagem técnica.

Entre as demandas do ACT vale destacar o debate em torno da cláusula de reajuste salarial. Para subsidiar a proposta que será apresentada à empresa, o Dieese concluí estudos e cálculos que apontam a evolução salarial dos empregados da Conab ao longo dos anos e os índices necessários para recompor o valor dos salários.  

Antes de ser entregue à empresa a proposta também será submetida a considerações da assessoria jurídica da Fenadsef. 

Conheça a Comissão Nacional de Negociação:

Titulares: Fernando Pivetta (MT), Eliseu Lima Souza (CE), Joalita Queiroz de Lima (DF), Celso Fernandes Sant’Anna (BA) e Wagner Wellington Brito de Carvalho (PI), e mais o Secretário Geral da Fenadsef, o Secretário de Empresas Públicas e o Secretário de Assuntos Parlamentares, Jurídicos e de Classe da Fenadsef

Suplentes: Dealci Alves Ferreira (ES), Alexander Fleming Pedro Costa (RO), José Wellington de Brito (AL), Alexandre Ferreira (RJ), Joenilza Lopes Ribeiro (GO), Sebastião Ferreira (MG), Antônio (MS) e Jorge Ildo da Motta (RS)

A presidente da Asnab Nacional, Dóris Cerqueira, foi eleita assistente e vai acompanhar a comissão de negociação

>> Confira o relatório completo






NOSSOS

PARCEIROS