Home > Notícias > Ebserh: Sest apresenta índice de 3,82% no salário base

Ebserh: Sest apresenta índice de 3,82% no salário base

Cláusulas econômicas ficam bem aquém da expectativa e devem voltar a pauta para serem rediscutidas. Confira a seguir os temas que avançaram, especialmente nas cláusulas sociais


Ebserh: Sest apresenta índice de 3,82% no salário base
Reprodução

Condsef/Fenadsef

A terceira rodada de negociações entre empregados e direção da Ebserh para debater o ACT 2023/2024 foi concluída nessa quinta-feira, 4, em Brasília. Ao longo da semana, a comissão de empregados, Condsef/Fenadsef e demais entidades que compõe a mesa, participaram de três reuniões com representantes da empresa onde foram debatidas uma série de temas. A Sest apresentou uma proposta com índice de 3,82% no salário base da categoria, além de 4,65% no auxílio-alimentação e 3,82% nos demais benefícios. Os índices foram considerados bem aquém do esperado e devem voltar a ser objeto de discussão na próxima rodada de negociações prevista para o próximo dia 18. 

Em contrapartida, a empresa deu várias sinalizações positivas referentes às cláusulas sociais, acatando propostas apresentadas pelos empregados. Entre elas estão:

  • Liberação dos dois dias de abono;
  • Flexibilização do intervalo de onze horas quatro vezes ao mês para quem faz jornada especial de trabalho;
  • Possibilidade de férias divididas em três períodos com desconto da antecipação podendo ser divido em três parcelas;
  • Utilização dos dois meio-períodos para acompanhamento de dependentes em um único dia, extensivo para tratar a saúde do próprio empregado

Além disso, a direção da Ebserh concordou em criar grupos de trabalho para aprofundar temas como Progressão e PCCS, Adicional de Titulação, Previdência Complementar, Seguro de Vida e ainda ações afirmativas dentro da empresa contra assédios moral e sexual e combate a discriminação de raça, gênero e orientação sexual.

No balanço, os representantes da categoria avaliaram que houve pequenos avanços e que é importante que a categoria siga atenta e acompanhando o processo de negociações com a empresa. A expectativa é de que a próxima rodada de negociações traga melhorias também no debate envolvendo as cláusulas econômicas, incluindo uma específica apresentada pela Condsef/Fenadsef que atende reivindicação dos assistentes administrativos. 

A categoria, que tem data base em 1º de março, já está há mais sessenta dias com o atual ACT em atraso. É fundamental que todos estejam atentos e mobilizados para garantir avanços importantes na pauta de reivindicações, incluindo reajuste justo a todos os empregados e empregadas da Ebserh. Como resume o slogan da Campanha Salarial do ACT 2023/2024: Quer mudar algo? Venha pra luta.

Confira informes e avaliações feitas pelos representantes da categoria:






NOSSOS

PARCEIROS