Home > Notícias > Ebserh: Com 6.381 vagas temporárias abertas, empregados reforçam outros pleitos

Ebserh: Com 6.381 vagas temporárias abertas, empregados reforçam outros pleitos

Categoria espera que profissionais cheguem em breve para auxiliar no atendimento de pacientes infectados por Covid-19. Empregados seguem aguardando resposta para outros 6 pleitos emergenciais, incluindo equipamentos de segurança no trabalho


Ebserh: Com 6.381 vagas temporárias abertas, empregados reforçam outros pleitos
Edital deve sair essa semana (Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

Condsef/Fenadsef

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa segunda-feira, 30,  autorização do governo para contrataçao de 6.381 cargos temporários para a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). Esse foi um dos sete pleitos emergenciais dos empregados da Ebserh encaminhados pela Condsef/Fenadsef à direção da empresa na semana passada. A categoria espera que o reforço chegue em breve para auxiliar no atendimento de pacientes infectados por Covid-19.

Estão previstas 900 vagas para médicos, 1.400 para enfermeiros, 3.000 para técnicos em enfermagens. Outras 500 vagas são para fisioterapeutas e 100 para engenheiros e arquitetos que devem promover mudanças estruturais necessárias exigidas para acomodação de pacientes infectados pelo novo coronavírus. O edital deve sair ainda essa semana. A Condsef/Fenadsef segue cobrando a empresa resposta para os demais pleitos que envolvem, entre outras coisas, garantir equipamentos de segurança no trabalho (EPIs) aos empregados.   

A garantia de repouso semanal, aplicação de normas contidas na portaria 711 e instrução normativa 21, treinamento para os que vão lidar com infectados, exames periódicos na equipe e a criação de um comitê emergencial de crise da covid-19 com participação dos trabalhadores completam as demandas urgentes dos empregados. De acordo com Heli Costa, representante da empresa, as demandas foram enviadas ao setor de saúde e trabalho que já analisa revisão de itens da instrução normativa 21. Além disso, a entidade pediu que a empresa avalie a possibilidade de antecipar o pagamento do 13o salário aos empregados da Ebserh para impulsionar urgências desses trabalhadores e suas famílias.

A Condsef/Fenadsef também recorre ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre a possibilidade de antecipação de passivos trabalhistas que estão emperrados desde março do ano passado como forma de auxiliar os empregados nesse período de grave crise de saúde pública.

Condições de trabalho

A Confederação recomenda a suas entidades filiadas que sigam se comunicando periodicamente com os empregados da Ebserh filiados. O objetivo é recolher informações das condições de trabalho nas unidades pelo país para que a Condsef/Fenadsef possa negociar junto a empresa os problemas do dia dia. As recomendações valem para todos os servidores da base. Ações judiciais não estão descartadas nesse cenário e estão sendo analisadas pela assessoria jurídica da Condsef/Fenadsef.






NOSSOS

PARCEIROS