Home > Notícias > Dica cultural de sexta: Isadora Duncan

Dica cultural de sexta: Isadora Duncan

Considerada precursora da dança moderna, sua carreira começou muito cedo, ainda criança, ensinando os colegas da vizinhança


Dica cultural de sexta: Isadora Duncan
Divulgação

Sindiserf-RS

A dica cultural desta sexta-feira (28) é a coreógrafa e bailarina Isadora Duncan. Estadunidense, Angela Isadora Duncan nasceu em São Francisco, no dia 27 de maio de 1877. Considerada precursora da dança moderna, sua carreira começou muito cedo, ainda criança, ensinando os colegas da vizinhança.

Passou por inúmeras companhias de dança ao logo da vida e sua nova visão sobre a dança era evidente em suas primeiras aulas, na qual ela seguia seus instintos e improvisava com qualquer coisa que viesse em sua cabeça. Também abriu diversas escolas de dança nos Estados Unidos e Europa.

Tanto na vida profissional como na vida pessoal, Isadora ignorava a moral tradicional. Era bissexual, ateia e comunista. Por diversas vezes, declarou abertamente suas ideias comunistas no palco. Em 1921, suas tendências esquerdistas a levaram para a União Soviética, onde abriu uma escola de dança em Moscou.

A artista morreu na noite de 14 de setembro de 1927, em Nice, na França, vítima de um acidente chocante. Isadora estava no banco do carona de um carro conversível usando uma longa écharpe, enrolada em seu pescoço, que ficou presa nas rodas do veículo, puxando-a para fora do carro e quebrando seu pescoço. Ela chegou a ser levada ao hospital, mas chegou morta.

Com informações da EBiografia e Wikipédia






NOSSOS

PARCEIROS