Home > Notícias > Dica cultural de sexta: Gilberto Gil

Dica cultural de sexta: Gilberto Gil

Paralelo com a carreira artística, Gil foi eleito vereador de Salvador em 1989. E durante o governo Lula, de 2003 a 30 de julho de 2008, foi ministro da Cultura


Dica cultural de sexta: Gilberto Gil
Reprodução/DR

Sindiserf-RS

A dica cultural desta sexta-feira (3) é Gilberto Gil. Batizado Gilberto Passos Gil Moreira, ele nasceu no dia 26 de junho de 1942, Salvador, capital da Bahia e é um dos maiores cantores, compositores e instrumentistas do Brasil.

Ainda nos anos 1950 começou o seu interesse pela música e seu primeiro LP “Louvação” foi lançado em 1967. A obra concentrava sua forma particular de musicar elementos regionais, como nas conhecidas canções Louvação, Procissão, Roda e Viramundo. Nos anos seguintes, participou de inúmeros festivais.

 Ao lado de Caetano Veloso, foi um dos fundadores do movimento Tropicalista. Em dezembro de 1968, Gil e Caetano Veloso foram presos, devido Ato Institucional nº 5, que cerceou a liberdade artística e dos cidadãos. Foi solto em fevereiro, mas permaneceu até julho em regime de confinamento, quando ele e sua esposa foram obrigados a abandonar o país, mudando-se para Londres. Gil e a família só retornam ao Brasil em 1972.

Ao longe de sua carreira, ele venceu quatro vezes o prêmio Grammy, a Ordre des Arts et des Lettres, concedido pelo Ministério da Cultura de França, a Légion d’honneur, também do governo Francês e o Polar Music Prize, da Academia Real Sueca de Música, entre outros prêmios.

Paralelo com a carreira artística, Gil foi eleito vereador de Salvador em 1989. E durante o governo Lula, de 2003 a 30 de julho de 2008, foi ministro da Cultura. Também embaixador da ONU para agricultura e alimentação e em 1999, foi nomeado “Artista pela Paz”, pela UNESCO. Gilberto Gil é um dos principais defensores do Software Livre e da Liberdade Digital.

Uma vez, Gil disse “eu soube que a música era minha linguagem, mesmo. Que a música ia me levar a conhecer o mundo, ia me levar a outras terras. Por que eu achava que tinha a música da terra e a música do céu.”

Recentemente, para comemorar seus 78 anos, Gil e diversos artistas animaram as redes sociais cantando o clássico “Andar com Fé”. O vídeo pode ser conferido aqui.

Fonte: Sindiserf/RS com informações da Wikipédia e site do Gilberto Gil






NOSSOS

PARCEIROS