Home > Notícias > Dica cultural de sexta: Federico García Lorca

Dica cultural de sexta: Federico García Lorca

Foi uma das vítimas da Guerra Civil


Dica cultural de sexta: Federico García Lorca
Reprodução/DR

Sindiserf-RS

A dica cultural desta sexta-feira (21) é o poeta e dramaturgo Federico García Lorca. Considerado um dos grandes nomes da literatura espanhola, ele nasceu em Fuente Vaqueros, no dia 5 de junho de 1898.

Aos 20 anos, com a ajuda do pai, ele publicou o primeiro livro: Impressões e Paisagens. No ano seguinte, em 1919 mudou-se para Madri onde continuou os estudos. Durante o período de estudos aproximou-se de grandes nomes da vanguarda artística espanhola e tornou-se amigo íntimo de Salvador Dalí, Manuel de Falla, Luís Buñuel e Rafael Alberti.

A primeira peça teatral foi O Malefício da Mariposa que estreou no dia 22 de março de 1920. A partir de 1925, Lorca passou a colaborar com várias revistas literárias da Espanha e em 1932 criou e dirigiu a companhia teatral La Barca, que percorreu todo o país encenando autores famosos como Cervantes e Lope de Vega.

Discriminado por ser homossexual, através da obra visionária identificou-se com os mouros, judeus, negros e ciganos, alvos de perseguições ao longo da história de sua região. O poeta sempre manifestou sua aversão ao movimento fascista comandado pelo general Francisco Franco.

Lorca foi uma das vítimas da Guerra Civil Espanhola, que durou 1936 a 1939 e matou mais de 1 milhão de pessoas. Ele foi fuzilado na cidade de Granada, no dia 18 de agosto de 1936, por ordem de oficiais da ditadura no auge de sua produção literária. Até hoje seus restos mortais não foram encontrados.

Fonte: Sindiserf/RS com informações da Wikipédia e EBiografia






NOSSOS

PARCEIROS