Home > Notícias > Dia do Servidor Público: SINFA-RJ lança campanha "Orgulho de Ser Servidor"

Dia do Servidor Público: SINFA-RJ lança campanha "Orgulho de Ser Servidor"

Envie seu vídeo para nós, através de nossas redes sociais, diga quem é você,  o que faz, onde trabalha, o comando que está lotado e declare o seu ?orgulho em ser servidor público!?


Dia do Servidor Público: SINFA-RJ lança campanha
Reprodução/Sinfa-RJ

Sinfa-RJ

O SINFA-RJ saúda os servidores neste dia 28 de outubro e parabeniza todos àqueles que juntos conosco escreveram e escrevem a história da luta no serviço público.

Somos milhões! Alguns de nós, mais visíveis, atuando diretamente com a população. Outros, atuando sem que ninguém veja ou perceba, mas construindo diariamente o nosso País.

O Presidente do Sinfa-RJ Luís Claudio de Santana, e toda a sua Diretoria, lançam a campanha de valorização do servidor público – “Orgulho de ser Servidor” em eventos para comemorar o dia.

O projeto foi apresentado pela Diretora de Imprensa, Maria de Fátima Pilar Santiago, visando dar visibilidade a esses servidores, mostrar o local que eles trabalham e a importância de suas atividades.

O SINFA é um sindicato que representa a categoria de Servidores Públicos Federais do poder executivo que são lotados no Ministério da Defesa, nos Comandos do Exército, Marinha e Aeronáutica. 

São servidores civis que atuam lado a lado dos Militares para a missão fim desses Comandos nas mais diversas aéreas. São engenheiros, técnicos, arquitetos, professores, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, administradores, contadores, agentes administrativos, programadores, mecânicos, eletricistas, artífices e mais uma infinidades de carreiras.

O Objetivo da campanha é mostrar quem são esses servidores públicos para a população poder conhece-los. São servidores que atuam no anonimato com muita eficiência e dedicação.

Servidores cuja grande maioria não ganham os salários vultuosos divulgados nas mídias e ao se aposentar, quando mais precisam, seus vencimentos ficam reduzidos; depois de décadas cumprindo suas atividades com maestria e dedicação.  Muitos para postergar essa perda salarial se aposentam na compulsória, aos 70 de idade.

Mesmo com todas as perdas e dentro de um contesto de muitas desigualdades, o Brasil possui mais de 11,4 milhões de Servidores Públicos segundo IPEA. Servidores que atuam nas três esferas (Federal, Estadual e Municipal) e nos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) buscando, com a sua força de trabalho e sua consciência cidadã, construir um Brasil melhor para todos e todas.

A data para homenagear essa categoria, tão fundamental em todos os países do mundo, aqui no Brasil, foi escolhida em razão da criação do primeiro estatuto dos funcionários públicos   através do Decreto-lei nº 1.713/10/1939, durante o governo Vargas. A data é um marco histórico da construção do Estado Brasileiro e das relações de trabalho e deve ser celebrada como consequência de toda uma trajetória de lutas e conquistas, protagonizada pelos servidores ao longo de décadas.

Nesse ano, ao comemorarmos o Dia do Servidor Público, enfrentamos grandes desafios. A Reforma Administrativa de Paulo Guedes, junto com as já aprovadas Reformas Trabalhista e Previdenciária, que colocam nossa categoria em grande vulnerabilidade. E é por isso, que nesse dia 28, estaremos nas ruas! Nas ruas, com outros Sindicatos de Servidores Públicos e Centrais Sindicais para defender nossa estabilidade, nossos direitos e, o próprio serviço público do nosso Brasil.

Sem Serviço Público não tem SUS, não tem educação, não tem fiscalização da comida que chega na nossa mesa e dos produtos que são vendidos nas prateleiras. Sem Serviço Público não tem justiça, não tem direitos, não existe Estado. O Serviço Público é um do pilares que constituem uma nação e, em nosso país, precisa ser mais valorizado!

Em meio a pandemia os servidores não pararam em suas atividades laborais, alguns foram para o “Home Office”, e muitos atuaram no enfrentamento do Covid-19. Os profissionais de saúde se empenharam e se destacaram dentre outros e merecem menção. A exemplo temos também os servidores civis dos comandos militares na construção de respiradores vale destacar que muitos atuaram intensamente em meio à crise.  

 Vale lembrar também que na Reforma Trabalhista e na Reforma Previdenciária, só mexeram com a classe trabalhadora e não mexeram com servidores temporários, que trabalham para o povo por 4 anos, no Congresso Nacional e na Câmara do Senado, pois é lá, que estão os altíssimos salários e as verbas de comissionamento, e outras, que tornam as 2 casas, em 2 estruturas pesadas e caras para o povo brasileiro.

Nos do SINFA-RJ, acompanhamos com atenção todos os debates que são feitos em Brasília. Lutamos, junto com a CONDSEF e a CTB, contra a Reforma Administrativa, em defesa da incorporação dos servidores do PGPE na carreira de Tecnologia Militar, por concurso público e salários mais dignos para nossa categoria; além de darmos um suporte assistencial jurídico e contábil aos nossos filiados que são servidores da ativa, aposentados e pensionistas.

O SINFA-RJ, tem orgulho de representar os Servidores Civis do Ministério da Defesa – Comandos da Marinha, Exército e Aeronáutica. Servidores que trazem consigo a marca da luta, da resistência e de grandes vitórias ao longo de todos estes anos de construção histórica. Uma categoria que, mesmo por vezes invisíveis, é fundamental para a Defesa Nacional, sendo por vezes a memória viva das organizações extremamente importantes desse Ministério.

Somos todos Servidores, temos orgulho disso e merecemos respeito! No momento em que uma proposta de Reforma Administrativa que atinge de forma grave nossa categoria, nós lançaremos essa campanha para mostrar ao Brasil “nosso orgulho em ser Servidor Público! “

Não podemos deixar propagandas, reportagens políticas, e a Reforma Administrativa  desvalorizar a importâncias das atividades profissionais dos Servidores Públicos.

Envie seu vídeo para nós, através de nossas redes sociais, diga quem é você,  o que faz, onde trabalha, o comando que está lotado e declare o seu “orgulho em ser servidor público!”






NOSSOS

PARCEIROS