Home > Notícias > Dia da Previdência é lembrado em Goiânia com palestra do Dieese

Dia da Previdência é lembrado em Goiânia com palestra do Dieese

A CUT e demais centrais sindicais impediram a aprovação da reforma de Temer no Congresso Nacional realizando a maior greve geral da história, em abril do ano passado, e lançando a campanha #VotouNãoVolta, se referindo as eleições de outubro do ano pa


Dia da Previdência é lembrado em Goiânia com palestra do Dieese
Foto: Cláudio Marques (Sintfesp GO/TO)

Sintsep-GO

Nesta quinta-feira (24) comemora-se o Dia da Previdência Social e o Dia do Aposentado. Nunca em seus 96 anos de existência a Previdência brasileira sofreu tantos ataques como nos últimos anos. O primeiro a falar em reformas que praticamente acabam com a aposentadoria foi o ilegítimo Michel Temer (MDB-SP), que deu um golpe de Estado em 2016 e usurpou o cargo de uma presidenta legitimamente eleita – Dilma Rousseff.

A CUT e demais centrais sindicais impediram a aprovação da reforma de Temer no Congresso Nacional realizando a maior greve geral da história, em abril do ano passado, e lançando a campanha #VotouNãoVolta, se referindo as eleições de outubro do ano passado.

Antes mesmo de assumir, Jair Bolsonaro (PSL) mostrou que levaria adiante a proposta de reforma da Previdência que tanto agrada aos empresários e ao sistema financeiro. Ainda não se sabe exatamente qual a proposta, mas pelo que a mídia vem divulgando será na mesma linha da de Temer.

Para falar sobre a história da Previdência Social e a reforma pretendida pelo governo federal, o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência nos Estados de Goiás e Tocantins (Sintfesp) esteve na manhã desta quinta-feira na agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) do Setor dos Afonsos, em Aparecida de Goiânia, dialogando com trabalhadores e usuários.

No panfleto que o Sintfesp distribuiu constam várias informações importantes, como o fato da Previdência se constituir hoje no principal programa de redistribuição de renda da América Latina, protegendo 32 milhões de pessoas com o pagamento mensal de benefícios como aposentadoria, pensão e auxílio doença.

Déficit, que déficit?
Tanto o governo federal quanto a mídia tradicional alardeiam um suposto déficit nas contas da Previdência Social. Entretanto, os números consolidados pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado comprovaram que a Previdência, pelo contrário, é superavitária. Entre 2000 e 2015, o superávit foi de R$ 821,7 bilhões.

E olha que o governo continua sendo pródigo em perdoar dívidas e omisso no combate à sonegação. As empresas privadas devem R$ 450 bilhões à Previdência. Mas ao invés de cobrar essa dívida e de taxar as grandes fortunas e os latifúndios improdutivos, como determina a Constituição, prefere atacar os direitos da classe trabalhadora.

Capitalização
Na palestra que fez na manhã desta quinta-feira na agência do INSS de Aparecida de Goiânia, a coordenadora técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em Goiás, Leila Brito, deixou claro que o governo pretende mudar o regime da previdência, entregando sua gestão à iniciativa privada.

“Pelo sistema de capitalização pretendido por Bolsonaro e seu ministro da Economia Paulo Guedes, as pessoas vão ter de pagar para quem está aposentado e vão ter que financiar a própria aposentadoria. O risco é termos uma conta impagável e não ter aposentadoria nenhuma”, declarou Leila, que é economista.

Resistência
A CUT e as demais centrais sindicais estão se mobilizando para a luta pela aposentadoria. No próximo dia 20 de fevereiro vão realizar uma Plenária Unitária das Centrais em Defesa da Previdência e contra o Fim da Aposentadoria.

Essa plenária será precedida de plenárias estaduais e assembleias de sindicatos para construir a mobilização, decidir formas de luta, greves e paralisações para enfrentar as propostas do governo; alertar os trabalhadores e as trabalhadoras sobre a nefasta proposta de reforma da Previdência e ataques à aposentadoria.

Escrito por: Maísa Lima (CUT-GO)






NOSSOS

PARCEIROS