Home > Notícias > Confira detalhes das reivindicações apresentadas em Mesa Setorial da Agricultura

Confira detalhes das reivindicações apresentadas em Mesa Setorial da Agricultura

Além do MDA, mesa contempla ainda as demandas do Inmet, Ceplac e Ministério da Pesca e Aquicultura


Confira detalhes das reivindicações apresentadas em Mesa Setorial da Agricultura
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Condsef/Fenadsef

A Mesa Setorial do Ministério da Agricultura, que contempla ainda demandas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e Ministério da Pesca e Aquicultura, foi instalada seguindo cronograma definido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) no dia 30 de outubro. 

Na oportunidade, a Condsef/Fenadsef demonstrou ao governo que as disparidades salariais e diferenças de tratamentos entre os servidores do MAPA são antigas. Desde 2002, quando foi implantada a carreira dos fiscais agropecuários, e em 2004, no surgimento da carreira dos técnicos agropecuários, os demais servidores lutam por uma estrutura de plano de carreira e tabela salarial. 

Já os servidores do Inmet e Ceplac tentam desde 2012 o enquadramento na carreira de Ciência e Tecnologia. Em 2014, a Condsef/Fenadsef conseguiu com o então ministro Neri Geller, da Agricultura, o encaminhamento de um Aviso Ministerial (209/14) solicitando o enquadramento dos atuais servidores do Inmet e Ceplac na carreira de C&T. Na época, a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento reconheceu a legitimidade do pleito. No entanto, naquele momento o governo instituiu uma gratificação para os atuais servidores do dois órgãos, e decidiu que apenas os futuros servidores do Inmet e Ceplac teriam acesso a carreira de Ciência e Tecnologia.

Reestruturação e correção de disparidades

A Condsef/Fenadsef apresentou uma proposta de criação de uma Carreira de Suporte Técnico Administrativo ao Desenvolvimento Agropecuário e a Segurança Alimentar que envolve os Ministérios da Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Ministério do Desenvolvimento e Assistência e Combate a Fome, e o Ministério da Pesca, e ainda, solicitou estudos que garantam os atuais servidores do Inmet e Ceplac na carreira de Ciência e Tecnologia. 

O governo recebeu as demandas e adiantou que a proposta apresentada segue uma orientação à qual os planos de carreiras futuros sejam os mais transversais possíveis, convergindo com os estudos estabelecidos pelo MGI. A Condsef/Fenadsef lamentou a ausência de autoridades do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca na reunião. "Essa ausência é lamentável, pois evidência o descaso das autoridades para com as demandas dos servidores", registou Ismael Cesar, diretor da entidade.

A Confederação deve realizar no início do próximo ano uma plenária específica dos servidores desses ministérios e órgãos, com o objetivo de traçar um plano de lutas para conquistar essas reivindicações.






NOSSOS

PARCEIROS