Home > Notícias > Condsef/Fenadsef busca audiência com novo presidente da Ebserh, Arthur Chioro

Condsef/Fenadsef busca audiência com novo presidente da Ebserh, Arthur Chioro

Empresa volta a adiar início de negociações de ACT 23/24 de seus empregados. Entidade esteve em posse de Arthur Chioro (foto) e espera que impasses da mesa de negociação sejam sanados, incluindo garantia de participação dos empregados no processo


Condsef/Fenadsef busca audiência com novo presidente da Ebserh, Arthur Chioro
Condsef/Fenadsef cobra audiência com novo presidente da Ebserh (Reprodução/DR)

Condsef/Fenadsef

A Ebserh voltou a adiar uma reunião agendada para essa terça-feira, 14, que daria início ao processo de negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2023/2024) dos empregados e empregadas da empresa. A data base da categoria é 1º de março e o novo adiamento do início das negociações tem deixado os mais de 40 mil trabalhadores da empresa apreensivos. A Condsef/Fenadsef, que participou da posse do novo presidente da Ebserh, Arthur Chioro, na última quinta, 9, voltou a cobrar uma audiência para que os impasses que impedem o início da mesa de negociação sejam sanados. 

Um dos entraves está em um questionamento apresentado pela CNTS, uma das entidades que compõe a mesa de negociações do ACT da Ebserh. A entidade cobra um formato que garanta "isonomia de representação" na mesa de negociação da ACT. Acontece que esse pedido, na prática, reduz a participação dos trabalhadores na mesa, já que a entidade que representa a maioria absoluta dos empregados é a Condsef/Fenadsef. Dos 23 estados e o DF onde está a Ebserh, a Condsef/Fenadsef tem representação em 21.

Para a Condsef/Fenadsef essa situação é um desserviço com os mais de 40 mil trabalhadores e trabalhadoras da Ebserh. "Não concordamos em retirar os trabalhadores da mesa e nossa participação é uma conquista", pontuou o secretário-geral, Sérgio Ronaldo da Silva. O secretário-geral da Condsef/Fenadsef reforça que a entidade não é contra a participação de outras entidades e nunca quis ocupar o espaço de ninguém. "Se querem igualdade de representação tenham o tamanho que a Condsef tem", comenta. 

Há mais de uma década participando das negociações dos ACTs dos empregados e empregadas da Ebserh a Condsef/Fenadsef ressalta que não irá concordar com a retirada dos trabalhadores da mesa de negociação. No caso da CNTS há ata registrada que confirma que a entidade concorda que na mesa tenha acento apenas para dirigentes sindicais.  "Nós continuamos defendendo que trabalhadores continuem ocupando os espaços da mesa de negociação. Não concordamos em retirar os trabalhadores da mesa e nossa participação é uma conquista. Nos respeitem", disse Sérgio.

Pesquisa: O que você espera do ACT 2023/2024?

A Condsef/Fenadsef lançou uma importante pesquisa para que os trabalhadores e trabalhadoras da Ebserh possam se manifestar sobre o que esperam do ACT 2023/2024. Esse será um norte importante para todo o processo de negociações do próximo ACT da categoria. A participação na pesquisa garante a preservação das identidades e dão tranquilidade para os empregados expressarem sua opinião. Quase 2 mil participações já foram registradas com representação em todos os estados onde há presença da Ebserh.

Participe agora mesmo e dê sua opinião. Acesse pelo QR Code ou clique na imagem e acesse o questionário. Quer mudar algo? Venha pra luta!






NOSSOS

PARCEIROS