Home > Notícias > Condsef emite orientação sobre remanejamentos da Funasa

Condsef emite orientação sobre remanejamentos da Funasa

Após Portaria Interministerial alterando lotação dos servidores da Funasa a Condsef/Fenadsef orienta trabalhadores a se apresentarem mas que apresentem requerimentos questionando a legalidade das movimentações


Condsef emite orientação sobre remanejamentos da Funasa
Foto: Ed Alves | CB | D.A Press

Sintsep-MS

Após Portaria Interministerial alterando lotação dos servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef/Fenadsef) orienta trabalhadores a se apresentarem mas que apresentem requerimentos questionando a legalidade das movimentações.

A orientação para que os servidores se apresentem às novas Unidades Organizacionais é para evitar desconto por faltas, punições ou até mesmo o abandono de cargo.

No entanto, no ofício circular, a Confederação orienta pela apresentação de requerimentos individuais, observando as ilegalidades da Portaria, conforme o anexo 1 do documento.

Além disso, a Condsef oficiou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para que saneie as incertezas geradas pelo remanejamento realizado.

>> Confira a íntegra da orientação e seus anexos

A Funasa

Vinculada ao Ministério da Saúde, a Funasa é uma fundação pública que tem o seu trabalho voltado para a promoção e proteção da saúde, especialmente na área de saneamento para prevenção e controle de doenças.

Extinção

Proposta pelo poder executivo, por meio da Medida Provisória (MP) 1.156/2023, a extinção do órgão divide as atribuições do órgão. As atividades relacionadas à vigilância em saúde e ambiente ficarão com o Ministério da Saúde e as demais atividades serão assumidas pelo Ministério das Cidades.

Na última quinta-feira (23) foi publicada a Portaria Interministerial 881/2023, alterando a lotação e o exercício de centenas de servidores da extinta Funasa para os Ministérios das Cidades, da Saúde ou da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

A preocupação principal com a extinção é o envio de atribuições que são inerentes à saúde pública para outros ministérios. Também há uma grande angústia quanto ao possível prejuízo a pequenos municípios onde a Funasa atua como responsável direta pela assistência sanitária à sociedade.






NOSSOS

PARCEIROS