Home > Notícias > Condsef assina carta a parlamentares com 25 questionamentos sobre a PEC 32

Condsef assina carta a parlamentares com 25 questionamentos sobre a PEC 32

Auditoria Cidadã da Dívida fará live nessa sexta, 5, às 11h, para repercutir o conteúdo da Carta Aberta contra a PEC 32, seus questionamentos, iniciativas de divulgação e pressão


Condsef assina carta a parlamentares com 25 questionamentos sobre a PEC 32
Reprodução/ACD

Condsef/Fenadsef

A Condsef/Fenadsef se juntou à Auditoria Cidadã da Dívida (ACD) e mais de 70 entidades em uma carta aberta a deputados, senadores e autoridades do Poder Executivo que questiona 25 pontos da PEC 32/20, da reforma Administrativa. Os novos presidentes eleitos tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado já deram declarações favoráveis à aprovação dessa reforma que representa um verdadeiro desmonte dos serviços públicos brasileiros. A iniciativa prevê o envio e divulgação ampla da carta. Uma live nessa sexta-feira, 5, às 11 horas, irá repertir os questionamentos e iniciativas de divulgação e pressão contra reforma Administrativa.

"É fundamental que a sociedade se junte a esse debate, pois a maioria da população que utiliza os serviços públicos será a maior prejudicada nesse processo", destaca Sérgio Ronaldo da Silva, secretário-geral da Condsef/Fenadsef. Para a Confederação, assim como as reformas da Previdência e do Trabalho se mostraram verdadeiros engodos e apenas retiraram direitos da classe trabalhadora, o desmonte do setor público é um ataque direto aos direitos assegurados em nossa Constituição.

Sigilo é inconstitucional

A carta questiona os embasamentos técnicos e legais que justificam omitir da sociedade e dos parlamentares o conhecimento do inteiro teor dos documentos que fundamentam a proposta da PEC 32. Por isso, o primeiro ponto da carta trata da ofensa ao princípio constitucional da publicidade. "A PEC 32 não pode tramitar no Congresso Nacional ou ser submetida a votação sem o completo conhecimento do projeto de 'profunda transformação do Estado'." 

Os documentos que embasariam a PEC 32/20 foram colocados sob sigilo pelo governo, decisão que foi amplamente noticiada. As entidades ainda apontam que "a pasta de Paulo Guedes afirmou que os documentos não podem ser divulgados enquanto a proposta estiver sob análise no Congresso Nacional", o que é totalmente inadmissível. 

>> Envie emails aos Deputados Federais (2020)
>> Lista Completa dos e-mails das autoridades

Dados distorcidos


Fontes: https://bit.ly/3oMDwCF e https://bit.ly/3bGuq6R – pág. 249

Outra questão levantada trata da utilização de dados distorcidos do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2021 para justificar a reforma Administrativa. O governo omite o maior gasto federal, relativo aos gastos com a chamada dívida pública, e apresenta dados parciais, mostrando apenas o volume correspondente aos “gastos primários”, levando a uma compreensão completamente equivocada, pois dá a entender, erroneamente, que 93,7% dos gastos do governo federal estariam “engessados” (devido a um suposto excesso de gastos com pessoal).

 A falsa alegação do excesso de servidores públicos e de que a PEC 32 irá reduzir gastos também está entre os pontos questionados. Para entender melhor a questão, a ACD irá realizar uma live nessa sexta, às 11h. Entidades que assinaram o documento também irão participar do debate que pode ser acompanhado pelo canal do YouTube da Auditoria Cidadã e será compartilhado também nas páginas da Condsef/Fenadsef. Não perca. 

Saiba mais

Carta Aberta questiona reforma Administrativa (PEC 32/2020)
“Granada” no bolso dos servidores explode com a PEC 32 (Semana 9 – “É HORA DE VIRAR O JOGO”)
A sociedade será a maior prejudicada com a PEC 32: Reaja também!

Com informações da Auditoria Cidadã da Dívida






NOSSOS

PARCEIROS