Home > Notícias > Comunicação sindical reúne sindicalistas, jornalistas, professores e acadêmicos

Comunicação sindical reúne sindicalistas, jornalistas, professores e acadêmicos

Evento realizado nos dias 17 e 18 de maio discutiu: produção de conteúdo, mídias sociais, redes de comunicação e cultura como ferramenta de resistência


Comunicação sindical reúne sindicalistas, jornalistas, professores e acadêmicos
Foto: Sindsep-AP

Sindsep-AP

A comunicação sindical esteve no centro das discussões nos dias 17 e 18 de maio em Macapá. O evento foi realizado pela Secretaria de Imprensa e Comunicação do Sindicato dos Servidores Públicos Federais Civis no Estado do Amapá – Sindsep/AP. A programação foi dividida em quatro grandes eixos: produção de conteúdo, mídias sociais, redes de comunicação e cultura como ferramenta de resistência.

No primeiro dia as palestras sobre mídias sociais e redes de comunicação foram proferidas pelos jornalistas: Leandro Fortes da agência Cobra Criada e Renato Rovai da Revista Fórum, que fizeram um apanhado geral da informação que é produzida e consumida pelo público nas redes sociais.

Para o palestrante, Leandro Fortes, o momento na comunicação é de transição, passando a ser consumido a partir da segunda tela. “ As pessoas estão vivendo na velocidade da informação veiculada nas redes sociais e consomem tudo pela tela do tablete, computadores e smart fones. A tendência é que o material impresso desapareça ao longo das próximas décadas”, afirma Fortes.

Renato Rovai se ateve ao contexto histórico. Em sua palestra abordou o início da comunicação em rede na década de 1960, quando aos americanos fizeram a primeira transmissão via internet, no dia 29 de outubro de 1960, por meio do projeto ARPANET Inicialmente esta comunicação seria utilizada como uma estratégia militar, mais com o passar dos anos, a ferramenta se popularizou e se transformou na maior rede de comunicação mundial.

No segundo dia, dois outros grandes temas foram abordados: produção de conteúdo apresentado pela jornalista, Cláudia Giannotti, do Núcleo Piratininga de Comunicação - NPC que fez uma abordagem sobre o que se produz no jornalismo sindical. Durante os debates a Jornalista sugeriu que assuntos como: reforma da previdência, direitos humanos, meio ambiente, e políticas sociais devem ser pautadas diariamente para se opor a mídia hegemônica que todos os dias presta uma contra informação à sociedade por meio de meias verdades.

Já na última palestra o professor doutor, Rostan Martins, da Universidade Federal do Amapá – Unifap defendeu a utilização da cultura no meio dos movimentos sindicais, sociais e populares, usando elementos de resistência como: dança, música, peças teatrais e poesia.

Para encerrar a primeira edição do Seminário de Comunicação Sindical, a diretoria colegiada do Sindsep/AP realizou a entrega dos certificados aos palestrantes em parceria com o Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas.

“Gostaríamos de agradecer aos nossos palestrantes que tão gentilmente atenderam ao nosso convite e, se dispuseram a dividir seus conhecimentos conosco e aos participantes que atentamente também trocaram experiências nesse primeiro Seminário de Comunicação Sindical. Nosso muito obrigado”, finalizou a secretária de imprensa e comunicação do Sindsep/AP, Neuza Castro

Secretaria de Imprensa do Sindsep/AP
Valdecir Bittencourt
Assessor de Comunicação






NOSSOS

PARCEIROS