Home > Notícias > Civis das Forças Armadas participam de ações de combate ao novo Coronavírus

Civis das Forças Armadas participam de ações de combate ao novo Coronavírus

Servidores civis da Marinha, Exército e Aeronáutica também estão na linha de frente de combate à pandemia no Centro de Operações Conjuntas ativado pelo Ministério da Defesa para planejar e coordenar a atuação das Forças Armadas no combate ao covid-19


Civis das Forças Armadas participam de ações de combate ao novo Coronavírus
Reprodução

Sinfa-RJ

Os Servidores Civis do Ministério da Defesa – Comandos da Marinha, Exército e Aeronáutica também estão na linha de frente de combate ao novo coronavírus. Desde 20 de março, o Ministério da Defesa (MD) ativou o Centro de Operações Conjuntas para planejar e coordenar a atuação das Forças Armadas no combate ao covid-19 e, fruto dessas ações, servidores civis, tão essenciais para as organizações, também tem participado ativamente no combate ao vírus que se alastra pelo país.

Denominada Operação Covid-19, o esforço das Forças Armadas envolvem cerca de dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

Na Marinha, Civis atuam no reparo de respiradores

Uma das grandes crises provocadas pela pandemia do novo coronavírus é a ausência de respiradores e, é justamente nesse equipamento tão essencial que vemos a atuação de servidores e servidoras civis. O Centro de Manutenção de Sistemas (CMS) da Marinha, tem atuado no recebimento e conserto desses equipamentos fundamentais, cujo custo é de cerca de R$ 200.000,00. Engenheiros e técnicos que fazem manutenção de Sistemas Eletrônicos e de Armas atuam nessa logística que visa consertar rapidamente respiradores com problema para colocá-lo novamente aptos ao uso no combate ao Covid-19 e outras doenças respiratórias.

Além disso, o CMS tem atuado na produção de equipamentos de proteção individual, como máscaras cirúrgicas e face shields, fundamentais para evitar a contaminação de profissionais de saúde.

“Os Servidores Civis são de fundamental importância para as organizações dos três Comandos do Ministério da Defesa. Nós atuamos em funções estratégicas e garantimos a memória das organizações. Nossa atuação no combate ao Covid-19 é um clássico exemplo disso. Servidores civis, com anos de atuação em suas organizações, atuam ao lado dos militares para prestar, nesse momento tão delicado, esse grande serviço à nação.” – afirmou Luís Cláudio de Santana, Presidente do Sinfa-RJ.






NOSSOS

PARCEIROS