Home > Notícias > CDE aponta construção de calendário com retomada de encontros setoriais

CDE aponta construção de calendário com retomada de encontros setoriais

Mesmo que a luta contra ataques siga no radar, servidores já se organizam e preparam para levantar debates urgentes na direção da reestruturação das estruturas e políticas públicas que garantam direitos constitucionais à população brasileira


CDE aponta construção de calendário com retomada de encontros setoriais
Imprensa Condsef

Condsef/Fenadsef

Desde 2020 é a primeira vez que a Condsef/Fenadsef realiza reunião presencial de seu Conselho Deliberativo de Entidades (CDE). O encontro aconteceu nessa quinta e sexta-feira, 17 e 18, de forma híbrida com participação das entidades filiadas também pelo Zoom. Representantes da maioria dos servidores do Executivo Federal de todo Brasil discutiram e reforçam as pautas urgentes da categoria e também de milhares de empregados públicos. 

Nos encaminhamentos foi apontada a construção prévia de uma agenda com desdobramentos para 2023. A perspectiva da reabertura de um canal de negociações efetivo com os servidores traz de volta a urgência do resgate de discussões setoriais que não foram priorizadas pela necessidade e foco na luta contra a reforma Administrativa de Bolsonaro-Guedes que ameaçava o desmonte de todo o setor público. 

Mesmo que a luta contra esses ataques siga no radar, os servidores já se organizam e preparam para levantar debates urgentes na direção da reestruturação das estruturas e políticas públicas que garantam direitos constitucionais à população brasileira.

Outra prioridade é a luta para incluir servidores no orçamento geral do ano que vem com um reajuste emergencial que inclua servidores ativos, aposentados e pensionistas. A categoria está há mais de seis anos sem nenhum tipo de reajuste. Vale lembrar que o governo Bolsonaro torna-se o primeiro em pelo menos vinte anos a não conceder nenhum percentual de reposição ao funcionalismo.

Nessa quinta-feira a Condsef/Fenadsef, em conjunto com outras entidades que compõem o Fonasefe, protocolou uma carta de reivindicações junto à equipe de transição do governo Lula. Uma das reinvindicações emergenciais apresentadas à equipe de transição é justamente a de um reajuste emergencial linear. O índice apresentado considerou o acumulado da inflação nos últimos quatro anos de governo Bolsonaro.  

Na próxima semana o relatório completo do CDE será divulgado. 






NOSSOS

PARCEIROS