Home > Notícias > Calendário 2019, reunião da Saúde e protocolo de ACT na Ebserh fecham 2018

Calendário 2019, reunião da Saúde e protocolo de ACT na Ebserh fecham 2018

Condsef/Fenadsef cumpre atividades da última semana de 2018 antes do recesso já com agenda confirmada para retomada de ações em defesa do setor público em 2019


Calendário 2019, reunião da Saúde e protocolo de ACT na Ebserh fecham 2018
Imagem: Reprodução Pixabay

Condsef/Fenadsef

A Condsef/Fenadsef participou de uma agenda de atividades que encerra a semana de 2018 antes do recesso de fim de ano. Com uma reunião de sua Direção Executiva nessa quinta-feira, 20, a entidade projetou um calendário de ações em defesa do setor público para começar 2019. O próximo ano promete grandes desafios. Na terça, 18, a entidade participou de reunião na Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Mesa Setorial de Negociação do Ministério da Saúde. A entidade ainda protocolou junto à Ebserh a proposta dos empregados para o ACT 2019-2020.

Na atividade da Saúde, a situação dos trabalhadores intoxicados foi destaque. O tema será pauta em 2019 no Conselho Nacional de Saúde. Na mesa permanente os debates foram de insalubridade e abono de permanência. Com o abono, milhares de servidores aposentados seguem atuando e contribuindo para que um apagão não ocorra no atendimento à população já que concursos não estão recompondo a força de trabalho no setor público. Muitos núcleos não têm aceitado pedidos alegando que o servidor precisa ter alcançado o Fator 95 para fazer jus. Questionado, o MMA concordou em enviar memorando esclarecendo que idade mínima e tempo de contribuição são requisitos válidos para requerer o abono. 

Confira o relatório das atividades da Saúde.

Ebserh

A Condsef/Fenadsef também protocolou junto à Ebserh a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos empregados da empresa. Confira aqui. Foi protocolada também a relação dos nomes que vão compor a Comissão Nacional dos Empregados durante o processo de negociação do próximo ACT. 

Calendário 2019

Em janeiro, a Condsef/Fenadsef volta a reunir a Executiva para definir detalhes das ações já programadas para o próximo ano. Também no primeiro mês do ano, em meio a anúncio de extinção, a Confederação promove encontro dos servidores do Ministério do Trabalho.

Um seminário sobre reforma do Estado está previsto para a 2ª quinzena de fevereiro. Ainda em fevereiro a entidade promove reuniões de seu Conselho Deliberativo de Entidades e Direção Nacional. A Condsef/Fenadsef participa também no dia 16 de fevereiro de reunião do Fonasefe que reúne o conjunto de servidores federais das Três Esferas.
 
A agenda busca consolidar os caminhos que devem ser traçados pelos servidores em 2019. A Condsef/Fenadsef projeta uma campanha salarial para unificar a maioria dos servidores do Executivo que amarga um congelamento salarial de dois anos. Com a Emenda Constitucional (EC) 95/16, que congela investimentos públicos por 20 anos, é dos obstáculos centrais. Unidade e mobilização serão elementos essenciais para garantir algum avanço nesse cenário desafiador para o setor público.






NOSSOS

PARCEIROS