Home > Notícias > Ato marcou o encerramento de campanha pelo fim da violência contra mulher

Ato marcou o encerramento de campanha pelo fim da violência contra mulher

Aconteceu ontem, 6 na praça da Bandeira, centro de Macapá durante toda a tarde o Ato Público ? 16 Dias de Ativismo que marcou o encerramento da campanha com mesmo nome que iniciou no mês de novembro com visitas e palestras nos órgãos de base


Ato marcou o encerramento de campanha pelo fim da violência contra mulher
Foto: Júlio Castro / Sindsep-AP

Sindsep-AP

Marly Tavares

O Ato 16 Dias de Ativismo e do Laço Branco trouxe várias atividades como a Leitura da Lei Maria da Penha em cordel feita pelo jornalista Valdecir Bitencourt, Apresentação de peça teatral, depoimentos a partir da dinâmico do grupo Jogo na Roda, distribuição de material informativo e laço branco aos participantes e transeuntes, música ao vivo com o professor Jota e distribuição de sopa. Vale salientar que o ato foi apresentado somente por homens tendo à frente Marco Nunes, dirigente do Sindsep Amapá e coordenador da campanha Laço Branco no estado do Amapá que, em blocos, informava estatísticas sobre a violência contra a mulher e apontava caminhos para se viver em harmonia e paz.

Chamou a atenção na fala do coordenador da campanha do Laço Branco que surgiu de um grupo de homens nos EUA, a seguinte reflexão: "Em briga de marido e mulher se mete a colher sim, pois a violência deve ser combatida por todas e todos, pois o fato de ser esposa ou namorada não dá o direito de agir de forma violenta com ela. As mulheres sofrem dentro dos lares, nos locais de trabalho, nas ruas com diversos tipos de violência, então temos de nos meter sim, temos de combater sim. ” Afirmou.

Participaram do evento dirigentes, sindicalizados e sindicalizadas, funcionários e funcionárias, Central Única dos Trabalhadores no Amapá – CUT/AP, representada pelo presidente Geovane Grangeiro e secretária de administração e finanças, Maria Neuziana, também secretária de comunicação do Sindsep/AP, membros de movimentos sociais, grupo de jovens e transeuntes.

A secretária da Mulher Trabalhadora do Sindsep/AP, Osena Sffair, disse que esta é mais uma missão cumprida e, a Luta pelo bem-estar das Mulheres continuará.

Presente no evento o secretário-geral, Hedoelson Uchôa, se pronunciou dizendo: “ Em 2019 as Ações irão continuar, pois nossa Luta não deve parar e a questão da violência contra Mulher sempre será tratada com atenção”. O secretário fez um relato citando a história de vida de sua mãe que superou períodos difíceis de violência sofrida que, as vezes nem se dava conta que sofria. O secretário finalizou dizendo que novas ações serão iniciadas em 2019.

O Ato encerrou com a apresentação do grupo de Marabaixo do sindicato.






NOSSOS

PARCEIROS