Home > Notícias > Ato marca a luta dos trabalhadores da Ebserh contra redução salarial

Ato marca a luta dos trabalhadores da Ebserh contra redução salarial

A Condsef/Fenadsef e demais entidades que representam os trabalhadores estão convocando uma plenária nacional da categoria para esta sexta-feira (21), às 20 horas. O encontro acontecerá pela plataforma Zoom e o link será repassado pelo Sindsep-PE


Ato marca a luta dos trabalhadores da Ebserh contra redução salarial
Foto: Sindsep-PE

Sindsep-PE

Apesar da impossibilidade de promover uma greve, devido à decisão desproporcional do Tribunal Superior do Trabalho (TST), os trabalhadores da Ebserh continuam mobilizados. Nesta quinta-feira ocorreu o Dia Nacional de Luta dos trabalhadores com atividades realizadas nos locais de trabalho em todo o país. Em Pernambuco, os funcionários da Ebserh lotados no Hospital das Clínicas (HC/UFPE) fizeram um ato com faixas, panfletagem e conversa com a população, na BR-101 e na portaria do HC, explicando a situação em que se encontram. 

Há um ano e três meses que os trabalhadores estão tentando negociar o ACT 2020/2021 com a empresa, sem sucesso. Já foram realizadas onze reuniões entre os empregados e representantes da empresa, além de quatro reuniões que tiveram mediação do TST, mas o impasse continua devido às propostas da Ebserh de retirar direitos adquiridos pelos trabalhadores em acordos anteriores e reduzir salários, em plena pandemia do novo coronavírus.  

A empresa insiste na alteração do indexador de cálculo de insalubridade dos trabalhadores. Esse ponto é considerado cláusula pétrea para os funcionários e a mudança pode impor reduções salariais de até 27%. 
Importante destacar que os trabalhadores da Ebserh atuam na linha de frente do combate à pandemia, que já provocou a morte de 442 mil pessoas no Brasil. 

“Chegou o momento de dialogarmos com a sociedade para denunciar a pressão psicológica que estamos sofrendo. Estamos enfrentando uma pandemia com sobrecarga de trabalho, superlotação nos hospitais,  racionamento de Equipamentos de Proteção Individual e arriscando nossas vidas para salvar a população. Enquanto isso, o governo quer reduzir nossos salários. Isso é uma tortura psicológica com os profissionais que estão na incerteza se vão poder honrar seus compromissos financeiros. Essa situação reflete diretamente na qualidade da assistência prestada" destacou a funcionária da Ebserh e diretora do Sindsep-PE, Gislaine Fernandes.

Assembleia Nacional

A Condsef/Fenadsef e demais entidades que representam os trabalhadores estão convocando uma plenária nacional da categoria para esta sexta-feira (21), às 20 horas. O encontro acontecerá pela plataforma Zoom e o link será repassado para todos os funcionários da Ebserh em Pernambuco pela direção do Sindsep-PE. Na assembleia, será debatido o processo de negociação do ACT e o de mobilização que continua em todo o Brasil. 

No último dia 13 de maio, trabalhadores de 17 estados brasileiros e o DF chegaram a entrar em greve. Mas, depois de uma solicitação da Ebserh, a ministra Delaíde Arantes, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), decidiu impedir o movimento paredista ao determinar um alto percentual de profissionais em seus locais de trabalho. 

As assessorias jurídicas das cinco entidades que representam os trabalhadores no processo de negociações do ACT 2020/2021 estão tomando providências para tentar reverter este quadro junto ao TST. As entidades já solicitaram uma audiência de urgência com a ministra Delaíde Arantes para que possam repassar a ela a versão dos trabalhadores. Enquanto isso, a Ebserh solicitou ao TST um prazo que termina amanhã, 20, para apresentar uma suposta nova proposta aos empregados.






NOSSOS

PARCEIROS