Home > Notícias > Assembleia refuta argumentos da Nota de Esclarecimento da direção do hospital

Assembleia refuta argumentos da Nota de Esclarecimento da direção do hospital

A sugestão dos trabalhadores é que estudo seja direcionado para apoiar e avançar na reestruturação do PCCHFA em substituição ao projeto de alteração da natureza jurídica do hospital


Assembleia refuta argumentos da Nota de Esclarecimento da direção do hospital
Área externa HFA Brasília (Foto: Jane Franco / Sindsep-DF)

Resposta da assembleia à proposta do HFA

1. Para evitar a inviabilidade do hospital, os trabalhadores propõem que a direção trabalhe no sentido de reestruturar o Plano de Carreira e Cargos do HFA (PCCHFA), mantendo, assim, em seu quadro os atuais profissionais. Outra medida que corrobora com a primeira, é a imediata convocação dos aprovados no último concurso do órgão, somada a realização de novo concurso público.

2. A assembleia considerou que qualquer mudança na natureza jurídica do hospital – seja para instituto, OSCIP ou empresa pública – precarizará ainda mais as relações de trabalho, além de afetar o vínculo dos servidores com a instituição.

3. No que tange às bonificações previstas na proposta para alteração da natureza jurídica do HFA, a proposta é que tal bonificação seja incluída no projeto de reestruturação do PCCHFA. Sobre as transferências para outros ministérios à revelia do trabalhador, a assembleia considera que a direção do hospital não tem como sustentar tal afirmação, face o teor da Portaria 193/2018, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), que permite essa transferência à revelia tanto da vontade do servidor/empregado público quanto da própria direção do órgão.
 
4. A sugestão dos trabalhadores é que o mencionado estudo seja direcionado para apoiar e avançar na reestruturação do PCCHFA em substituição ao projeto de alteração da natureza jurídica do hospital.

5. A categoria reafirma a sua posição sobre a valorização do corpo de profissionais do hospital com a imediata aprovação do projeto de reestruturação do PPCHFA, como forma de garantir que os servidores não terão prejuízos e, ao mesmo tempo, de otimizar o desempenho do hospital, possibilitando inclusive a contratação de novos servidores.

6. Atentos às necessidades do hospital, os servidores e empregados públicos presentes à assembleia sugerem à direção do HFA considerar que a reestruturação do PCCHFA ainda resolverá outro problema: a formação de um quadro mais completo de profissionais para que o hospital passe a oferecer atendimentos em todas as especialidades médicas, evitando que os trabalhadores e usuários de seus serviços procurem outras unidades hospitalares. 

7. Da mesma forma, o boletim organizado pelos trabalhadores também vem na linha de evitar informações incompletas e/ou equivocadas, no sentido de impedir que os trabalhadores sejam levados a uma decisão da qual podem se arrepender futuramente. 

Por fim, os trabalhadores consideram que o orgulho do servidor e do empregado público do HFA está em realizar um trabalho mais eficaz e eficiente, em melhores condições, bem como, em disponibilizar um serviço público de qualidade em todas as áreas para todo o povo brasileiro. 

Brasília, 25 de setembro de 2018
Servidores e Empregados Públicos do Hospital das Forças Armadas

Nota de Esclarecimento do HFA

1. O estudo foi provocado pela projeção de INVIABILIDADE do HFA para os próximos anos devido ao alto índice de evasão de profissionais, e o difícil recompletamento desse pessoal, fruto das limitações que o arcabouço jurídico atual impõe; especialmente no que tange a contratações, aumento salarial, pagamento de gratificações, entre outros.

2. Atualmente, há um projeto em estudo, o qual ainda não foi definido na íntegra, uma vez que os grupos de discussão com os servidores continuam elaborando sugestões de melhoria. Além disso, ainda estão ocorrendo reuniões com o Ministério do Planejamento com o intuito de verificar qual a proposta de maior viabilidade.

3. De qualquer forma, é importante deixar claro que, independente do modelo final, todos os servidores estatutários permanecerão no mesmo regime jurídico, haverá possibilidade de pagamentos em forma de bonificações, e não ocorrerão transferências à revelia para outros ministérios.

4. Como o projeto não está finalizado, não há previsão de uma data para a apresentação final da proposta, ou seja, a situação atual pode ser classificada como: EM ESTUDO.

5. Como parte da ação de valorização do Corpo de Profissionais, a Direção do Hospital estabeleceu diretrizes que norteiam os estudos de viabilização do atual projeto. Entre elas destacam-se a exclusão de prejuízos individuais para os servidores, a participação dos funcionários no processo através de grupos de estudo (gestão colaborativa) e a total possibilidade de escolha.

6. No que tange à assistência de saúde e previdência social dos servidores, tais assuntos são da esfera do Governo Federal, logo, não estão sendo tratados em nossos estudos, e sequer foram temas de projetos ou propostas anteriores por parte do Hospital.

7. Por fim, cabe ressaltar a permanente preocupação em realizar os planejamentos da forma mais transparente e benéfica possível para todos, a fim de que se evite a propagação de possíveis mensagens equivocadas.

Sabemos que o Orgulho de Ser HFA é um sentimento compartilhado pela maioria, e nosso objetivo principal é, acima de tudo, preservá-lo no seio da nossa gente.

Brasília, 20 de setembro de 2018
Assessoria de Relações Institucionais do Hospital das Forças Armadas






NOSSOS

PARCEIROS