Home > Notícias > Aposentados debatem conjuntura e luta contra a reforma da Previdência

Aposentados debatem conjuntura e luta contra a reforma da Previdência

Os participantes saíram ontem de Brasília de ônibus fretado pelo sindicato e retornam no domingo, 22


Aposentados debatem conjuntura e luta contra a reforma da Previdência
Fotos: Sindsep-DF

Sindsep-DF

Teve início na quinta-feira (19) o XI Seminário de Aposentados e Pensionistas Filiados ao Sindsep-DF. Realizado tradicionalmente em Caldas Novas-GO, o evento reúne nesta edição cerca de 200 delegados. Os participantes saíram ontem de Brasília de ônibus fretado pelo sindicato e retornam no domingo, 22.

A coordenadora da Secretaria de Aposentados e Saúde do Trabalhador, Maria Lícia Moraes Braga, abriu a solenidade de abertura do evento falando sobre as atividades programadas para os três dias do evento. “Além das palestras voltadas para análise da conjuntura e a luta de classes, teremos também informes da nossa Secretaria de Assuntos Jurídicos e da GEAP, e também palestras voltadas à saúde do idoso”, afirmou.

A diretora também lembrou que durante a estadia no hotel Jalim, os participantes do seminário terão acesso a atendimento médico 24 horas e atendimento jurídico personalizado. Uma equipe de UTI composta por médico, enfermeiro e socorrista também está no local para qualquer atendimento de emergência.

Em seguida, o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, falou sobre os riscos que a reforma da previdência representa não apenas para quem vai se aposentar, mas especialmente para os atuais aposentados e pensionistas do serviço público. “É importante entendermos os efeitos nefastos dessa reforma para mobilizarmos também nossos familiares nessa luta”, afirmou. De acordo com o texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, em análise no Senado Federal, além do reajuste da alíquota previdenciária, as aposentadorias e pensões poderão ser sobretaxadas com uma contribuição extra sobre o valor que exceder o salário mínimo até o teto do RGPS (Regime Geral de Previdência Social).

Também participaram da mesa de abertura o secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo, e o secretário-geral da CUT Brasília, Rodrigo Rodrigues.  






NOSSOS

PARCEIROS