Home > Notícias > Após pressão dos servidores, MEC entrega proposta de plano de carreira ao MGI

Após pressão dos servidores, MEC entrega proposta de plano de carreira ao MGI

Nesta sexta, 17, os servidores seguem com o "Sextou na Luta" no estacionamento em frente à sede do MEC. A mobilização deverá ser transferida para o MGI (bloco C) em breve


Após pressão dos servidores, MEC entrega proposta de plano de carreira ao MGI
Reprodução/Sindsep-DF

Sindsep-DF

Na tarde dessa quinta-feira, 16, o ministro da Educação, Camilo Santana, entregou a proposta de criação da Carreira de Gestão de Políticas Públicas Educacionais (GPPE) e do Plano Especial de Cargos do MEC (PECMEC) à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Além do ministro, participaram da reunião a secretária-executiva do ministério, Izolda Cela, o secretário-executivo adjunto Gregório Grisa, e a subsecretaria de Gestão Administrativa, Jussara Cardoso Silva.

Imprescindível para o fortalecimento da política educacional brasileira, que passa pela valorização do quadro funcional do MEC, o plano de carreira faz parte dos encaminhamentos de um grupo de trabalho, que contou com a participação de representantes do Sindsep-DF, destinado a entender o atual cenário da força de trabalho do Ministério da Educação, e as implicações dessa conjuntura para o desempenho de suas finalidades. Além da necessidade de instituir uma carreira para os servidores da administração direta do MEC, o GT também apresentou sugestões para o aprimoramento do Plano de Desenvolvimento de Pessoas e ações voltadas à qualidade de vida no trabalho.

A proposta visa reduzir a enorme disparidade entre a remuneração dos servidores do ecossistema do MEC, sobretudo aqueles pertencentes ao PGPE que, atualmente, chega a ser em média 46% inferior a de carreiras como o FNDE, o INEP, a CAPES, a FUNDAJ e as IFES, apesar da equivalência das atividades desempenhadas.

A coordenadora da Seção Sindical do Sindsep-DF, Beronicy Farias, ressaltou o importante apoio da senadora Tereza Leitão e da deputada federal Erika Kokay, no Congresso Nacional, que produziram moção de apoio à luta pela valorização dos servidores do MEC. Ao ser apresentado nas comissões, o documento contou com um grande número de adesão dos parlamentares.

Beornicy Farias também destacou a participação dos servidores do MEC que, organizados pela Seção Sindical, participaram de diversas mobilizações e do “Sextou na Luta”, ato semanal que cobrava do ministro o encaminhamento do projeto: “O Sindsep-DF teve um papel muito importante na nossa mobilização para esse avanço. Agora é manter a unidade pela implementação da proposta”, afirmou.

Luta continua!

A sindicalista apontou ainda a necessidade de manter a unidade e mobilização para avançar ainda mais. “Entendemos o avanço significativo que representa o envio do texto ao MGI. Mas sabemos que precisaremos manter nossa unidade e mobilização para cobrar do governo o envio do nosso projeto ao Congresso, bem como garantir recursos no orçamento da União para a implementação da carreira. Ao mesmo tempo, precisamos de força total na mobilização para a instalação da Mesa Setorial de Negociação Permanente, que é onde o acordo para a implementação do plano de carreira e demais demandas dos servidores serão discutidos ”, analisou.

Nesta sexta (17), os servidores seguem com o “Sextou na Luta” no estacionamento em frente à sede do MEC.

A mobilização deverá ser transferida para o MGI (bloco C) em breve.






NOSSOS

PARCEIROS