Home > Notícias > Após posse de novo presidente, presença de ruralistas na Funai preocupa servidor

Após posse de novo presidente, presença de ruralistas na Funai preocupa servidor

O temor é o de que interesses do grupo, contrários aos dos indígenas, possam passar a ser atendidos


Após posse de novo presidente, presença de ruralistas na Funai preocupa servidor
Índigenas e servidores em frente ao prédio da Funai (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

G1

Por Matheus Leitão

A presença de ruralistas nos corredores da Fundação Nacional do Índio (Funai) logo após a posse do novo presidente da órgão têm preocupado servidores do órgão sobre o futuro da instituição.

Segundo informado ao blog, enquanto o delegado da Polícia Federal Marcelo Augusto Xavier, novo presidente da fundação, monta sua assessoria e gabinete, ruralistas passaram a circular novamente pelos corredores da Funai.

De acordo com esses relatos, os ruralistas são ligados à ex-diretora Azelene Inácio, exonerada do cargo de diretora de Proteção Territorial da Funai em janeiro deste ano. O temor é o de que interesses do grupo, contrários aos dos indígenas, possam passar a ser atendidos.

O delegado da Polícia Federal Marcelo Augusto Xavier tomou posse na presidência da Funai nesta quarta-feira (24). Como o blog revelou, ele já atuou na fundação como ouvidor e foi alvo de um pedido de abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) por determinar a realização de “providências persecutórias” para investigar índios e ONGs de Mato Grosso do Sul.






NOSSOS

PARCEIROS