Home > Notícias > Alerta sobre ataques ao plano de carreira da Funai

Alerta sobre ataques ao plano de carreira da Funai

Corre pela internet um chamado para que servidores da Funai, principalmente aposentados, ?mandem pix? para o ingresso em uma ação que, entendemos, é baseada em informações incompletas e distorcidas, além de ser juridicamente descabida


Alerta sobre ataques ao plano de carreira da Funai
Reprodução/DR

Sintsep-GO

Antes de ingressar com ações trabalhistas, é importante procurar orientação do Sintsep-GO, ou de seu sindicato filiado à Condsef/Fenadsef, da Ansef e da INA para evitar frustrações e futuras dores de cabeça

Corre pela internet um chamado para que servidores da Funai, principalmente aposentados, “mandem pix” para o ingresso em uma ação que, entendemos, é baseada em informações incompletas e distorcidas, além de ser juridicamente descabida.

O Plano foi fruto de inúmeras discussões amplamente divulgadas e do trabalho desenvolvido no âmbito de GTs oficiais. Foi um longo caminho até a assinatura do Acordo junto ao MGI, que representa uma conquista de toda a categoria.

O acordo em questão, construído com a referência na carreira ambiental (Ibama), foi submetido à deliberação dos trabalhadores da Funai que tinham a opção de, democraticamente, rejeitar a proposta. E que, ao contrário disso, aprovaram a proposta por ampla maioria.

É preciso ter extrema cautela em relação à adesão a propostas voltadas a questionar processos democraticamente construídos e legitimados em assembleias realizadas em todo o país. Este tipo de discurso e prática atentam contra a unidade dos trabalhadores e a prerrogativa de suas entidades.

O PCI e o Plano Especial de Cargos (PEC) contemplam todos os setores: ativos, aposentados e pensionistas, dos três níveis de escolaridade.

O que não se pode esperar, até por vedação legal, é que servidores mudem de nível de escolaridade com a promulgação de uma lei.

O plano é um importante ponto de apoio para reduzir a desigualdade da Funai com relação a outros órgãos, promover equiparação com carreiras que exercem atividades semelhantes e, assim, mitigar a evasão funcional, a sobrecarga de trabalho, o adoecimento, e garantir o ingresso e a permanência de mais servidores no órgão. Além disso, é importante para manter a unidade e a luta pelas demais reivindicações da categoria.

O PCI é muito importante para todos, inclusive para aposentados e nível auxiliar.

Não acredite em promessas fáceis. Fortaleça as entidades representativas e nossa luta coletiva.

CONDSEF – Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal
FENADSEF – Federação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal
ANSEF – Associação Nacional dos Servidores da Funai
INA – Indigenistas Associados






NOSSOS

PARCEIROS