Home > Notícias > Alerta: Servidores podem ter benefícios bloqueados sem Prova de Vida

Alerta: Servidores podem ter benefícios bloqueados sem Prova de Vida

Em 2022 a Prova de Vida volta a obedecer ao calendário de aniversário do beneficiário. Servidores aposentados, pensionistas e anistiados deverão realizar o processo de comprovação no mês de seu nascimento


Alerta: Servidores podem ter benefícios bloqueados sem Prova de Vida
Divulgação/SouGov

Sintrafesc

Após as modificações e flexibilizações ocorridas nos anos anteriores em razão da crise sanitária mundial, a prova de vida anual volta a ser obrigatória e necessária para que os servidores aposentados, pensionistas e anistiados possam receber seus benefícios previdenciários regularmente.

A Prova de Vida é a forma de comprovar que a pessoa permanece viva e apta a receber seus benefícios, evitando fraudes e pagamentos indevidos.

Suspensa inicialmente em 2020, como medida de preservar a população mais idosa, a Prova de Vida sofreu algumas adptações para que o processo pudesse ser feito à distância. Os servidores públicos puderam contar com o SouGov para realizar a comprovação digital. O prazo para que servidores aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do poder Executivo federal que não haviam realizado prova de vida entre janeiro de 2020 a setembro de 2021 findou em 31 de dezembro de 2021.

Em 2022 a Prova de Vida volta a obedecer ao calendário de aniversário do beneficiário. O servidor deverá realizar o processo de comprovação no mês de seu nascimento. O procedimento pode ser realizado pelo SouGov, mas os beneficiários devem atentar-se para o cadastramento prévio da biometria facial junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). No celular é necessário instalar o aplicativo gov.br, para realizar a validação facial.

Para os servidores que não conseguirem realizar a biometria facial prévia, a prova de vida poderá ser feita presencialmente na agência bancária em que o pagamento do servidor é depositado.

Alertamos para que os servidores fiquem atentos ao calendário da Prova de Vida para efetuar a comprovação, e caso esteja em débito dos anos anteriores, que procurem regularizar a situação para não correrem o risco de terem seus benefícios bloqueados, garantindo assim o pagamento regular dos direitos.






NOSSOS

PARCEIROS