Home > Notícias > AGUARDEM! Sindsep-PE homenageia a CUT e a Condsef/Fenadsef neste 28 de agosto

AGUARDEM! Sindsep-PE homenageia a CUT e a Condsef/Fenadsef neste 28 de agosto

É preciso destacar também que o Sindsep-PE tem um protagonismo muito especial na construção dos 35 anos de história da CUT e dos 28 anos da Condsef/Fenadsef, completados neste 28 de agosto


AGUARDEM! Sindsep-PE homenageia a CUT e a Condsef/Fenadsef neste 28 de agosto
Arquivo Sindsep-PE

Sindsep-PE

Em homenagem ao aniversário da CUT e da Condsef/Fenadsef, nesta terça-feira, 28 de agosto, o Sindsep-PE divulga em seu site e nas redes sociais, vídeos e cards. “São as duas entidades nacionais que nos representam, que desde que foram fundadas lutam incansavelmente para assegurar nossos direitos, tanto como classe trabalhadora, de uma forma geral, como servidores públicos. Então, é uma homenagem mais que merecida", explica o diretor da Secretaria de Imprensa e Divulgação do sindicato, Fernando Lima.

É preciso destacar também que o Sindsep-PE tem um protagonismo muito especial na construção dos 35 anos de história da CUT e dos 28 anos da Condsef/Fenadsef, completados neste 28 de agosto. Além de contribuir, no caso da Condsef/Fenadsef, para a fundação da antiga confederação - agora federação -, o sindicato tem participado das gestões das duas entidades nacionais que as representam. 

Atualmente, o Sindsep-PE ocupa cinco vagas na direção da CUT-PE, sendo dessas, duas titularidades, a de Fernando Lima e do secretário geral do sindicato, José Felipe Pereira. Já na direção Condsef/Fenadsef são quatro vagas. Uma delas ocupada também por José Felipe Pereira e a outra pelo ex-diretor e fundador do Sindsep, Jurandir Liberal. Sem contar com a participação do sindicato em dez dos 12 departamentos da Condsef/Fenadsef.

“Em momentos difíceis como esse que vivemos, de governo golpista, de retirada de direitos da classe traballhadora, nós precisamos, mais do que nunca, fortalecer nossas entidades nacionais e estarmos unidas a elas”, alerta o coordenador geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira. 

BREVE HISTÓRICO

CUT
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) foi fundada em 28 de agosto de 1983, na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT). Desde a sua fundação, a entidade – maior do segmento na América Latina e 5ª maior do mundo - tem um compromisso com o fortalecimento da democracia, o desenvolvimento com distribuição de renda, a valorização do trabalho e o serviço público de qualidade. Além da luta pela universalização dos direitos, na construção de políticas públicas e afirmativas de vários setores e segmentos da sociedade, com destaque para mulheres, juventude, pessoas com deficiência física, saúde, combate à discriminação racial, idosos, entre outras. 

CONDSEF/FENADSEF
A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (CONDSEF) foi criada em 1990, no dia 28 de agosto, durante o 3º Congresso dos Servidores Público Federais. Desde então, ela faz história na defesa dos direitos da categoria e na luta por um serviço público de qualidade. Tendo nos sindicatos gerais sua base de sustentação, há alguns anos sofreu mudanças estatutárias, passando a ter a figura jurídica de federação, a Fenadsef. Atualmente, a entidade é filiada à CUT, ao DIAP, ao DIEESE e à Internacional do Serviço Público (ISP). Ela representa mais de 800 mil servidores públicos em todo o Brasil, sendo 70% servidores do Executivo, a maior da América Latina no seu segmento.






NOSSOS

PARCEIROS