Home > Notícias > Agricultor familiar e sindicalista toma posse como superintendente do Incra

Agricultor familiar e sindicalista toma posse como superintendente do Incra

Além dos diretores do Sindsep e servidores do Incra, Lúcio Siqueira e Renato Maciel, a posse contou com a presença de servidores, representantes do MST, Fetape, Contag, OLC, MLST e Via do Trabalho


Agricultor familiar e sindicalista toma posse como superintendente do Incra
Divulgação

Sindsep-PE

O novo superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o agricultor familiar e sindicalista, Givaldo Cavalcante Ferreira, tomou posse nesta sexta-feira (14), durante cerimônia na sede do órgão, no Recife. 

Além dos diretores do Sindsep e servidores do Incra, Lúcio Siqueira e Renato Maciel, a posse contou com a presença de servidores, representantes do MST, Fetape, Contag, OLC, MLST e Via do Trabalho. Teve ainda a participação de deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, secretários municipais, agricultores familiares, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas e indígenas.

Na ocasião, Givaldo fez questão de mandar um recado aos servidores do Incra. "É de fundamental importância a valorização dos servidores públicos. Eles são verdadeiros guerreiros. Passaram por turbulências gigantescas nos últimos anos. Podem ter certeza que agora vocês terão acesso direto ao diálogo para que possamos fortalecer, juntos, o Incra".   

Em sua fala, Lúcio Siqueira destacou a necessidade de reestruturação do órgão e de uma maior atenção para as demandas dos servidores. "Nos últimos anos, o Incra ficou na dependência de emendas do Orçamento Secreto para tocar, minimamente, algumas de suas políticas. Queremos um Incra reestruturado para que possamos resolver, de vez, a questão da Reforma Agrária neste país. Mas para isso, os servidores desta casa devem ser cuidados. E não estamos pedindo muito. Por exemplo, lutamos há anos pela implantação de um Plano de Cargos e Carreiras e nunca fomos atendidos. Agora, com um agricultor e sindicalista assumindo a Superintendência, estamos na expectativa de resolvermos várias demandas", comentou.  

Givaldo presidiu o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Conselho entre os anos de 2010 e 2018. Também coordenou a Cooperativa Bem Morar (2012-2019), uma entidade ligada à Federação dos Trabalhadores Rurais (Fetape) criada para desburocratizar o acesso dos agricultores à moradia. 

Para o representante do MST, Jaime Amorim, a partir do retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, o Incra voltou a trabalhar a serviço do povo e da reforma agrária. "Agora o Incra está com uma estrutura boa para atuar. A reforma agrária não pode ser um conflito. Temos que ter paz no campo para podermos produzir alimentos saudáveis. Agora estão falando muito em ocupações. Mas o que tem que acabar não são as ocupações. E sim o latifúndio improdutivo que não cumpre função social, ferindo a Constituição brasileira", concluiu.






NOSSOS

PARCEIROS