Home > Notícias > ACT dos empregados da Ebserh será prorrogado por mais trinta dias

ACT dos empregados da Ebserh será prorrogado por mais trinta dias

Empresa ainda não apresentou nenhum percentual de aumento para a categoria. Condsef/Fenadsef cobrou retorno de pontos que poderiam ser resolvidos de imediato. Próximas reuniões estão agendadas para os dias 3, 4, 17 e 18 de maio


ACT dos empregados da Ebserh será prorrogado por mais trinta dias
Divulgação/Ebserh

Condsef/Fenadsef

A Condsef/Fenadsef, em conjunto com representantes dos trabalhadores de sua base e demais entidades que compõem a mesa de negociação, participou nessa quarta-feira, 19, da 2ª reunião para tratar do ACT 2023/2024 dos empregados da Ebserh. Sem apresentar nenhum percentual de aumento para a categoria, gestores da empresa informaram que o atual ACT será prorrogado por mais trinta dias. A categoria, que tem data base em 1º de março, está há sessenta dias com o atual ACT em atraso. 

O secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva, argumentou que a prioridade é a discussão do atual ACT. A gestão da empresa sugeriu uma dinâmica para que fossem criados grupos de trabalho para discutir temas por blocos: Adicional de Titulação, Previdência Complementar, Seguro de Vida em Grupo e Revisão dos Planos de Cargos e Carreiras e Salário.

As reuniões que vão discutir esses temas serão online e vão contar com dois representantes de cada entidade e dois representantes da empresa para cada grupo de trabalho. A indicação dos nomes deve ser feita até o dia 2 de maio.   

A Condsef/Fenadsef cobrou ainda a revogação imediata do plano de progressão que foi firmado pela gestão da Ebserh no final de 2022 pelo antigo chefe da DGP, Rodrigo Barbosa. A gestão da empresa por sua vez apresentou várias cláusulas com temas já contemplados em regulamentos, normativas e legislações. Os temas devem ser apreciados com possíveis contestações. O objetivo é asseguar a segurança jurídica dos termos do ACT. Vale destacar que a assessoria jurídica da Condsef/Fenadsef acompanhou a reunião. 

Pontos que podem ser resolvidos de imediato

Uma vez prorrogado o ACT, a Condsef/Fenadsef pautou a possibilidade de liberação do gozo dos abonos do ACT 2023/2024 em negociação. Para empresa o entedimento é de que o abono deve ser gozado por período, mas se comprometeu a retomar o tema na próxima reunião. 

Mesmo reconhecendo avanços no debate, a confederação levantou a importância de discutir temas que já poderiam estar resolvidos. Além do uso fruto imediato do abono, questões que envolvem lactantes e priorização do debate sobre jornada de trabalho são alguns deles. 

As próximas reuniões para seguir negociando o ACT 2023/2024 estão agendadas para os dias 3, 4, 17 e 18 de maio.






NOSSOS

PARCEIROS