Home > Notícias > ACT da Conab é prorrogado pela 12a vez e nova proposta será entregue à empresa

ACT da Conab é prorrogado pela 12a vez e nova proposta será entregue à empresa

Em assembleias feitas pelo Brasil, empregados elegeram representantes que vão participar de plenária nacional online nessa quinta, 6. ACT 2020/2021 e eleição da Comissão de Negociação são destaques da pauta


ACT da Conab é prorrogado pela 12a vez e nova proposta será entregue à empresa
Reprodução/Conab

Condsef/Fenadsef

Ao longo da última semana assembleias virtuais e também presenciais, respeitando recomendações de isolamento para combate à pandemia de Covid-19, reuniram empregados da Conab em torno do debate sobre o próximo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da categoria. Obstáculos no processo de negociações levaram o atual ACT a ser prorrogado pela 12a vez este mês. Nesta quinta-feira, 6, às 9 horas, a Fenadsef realiza plenária nacional virtual da categoria. A aprovação de proposta para o ACT 2020/2021 que será entregue à empresa e a eleição da Comissão de Negociação estão entre os destaques da pauta.  

Participam da plenária membros da Direção Nacional da Fenadsef e delegados das entidades filiadas referendados nas assembleias. É obrigatória a apresentação das atas das assembleias para que os delegados sejam credenciados na votação que ocorrerá via zoom em respeito às recomendações de isolamento para combate à pandemia de Covid-19. 

Congelamento e férias compulsórias

Outros temas devem ser debatidos pela categoria. Assim que a Lei Complementar 173/20 foi promulgada congelando salários dos servidores das três esferas a Conab imediatamente decidiu congelar progressões e promoções dos empregados numa leitura equivocada da legislação. Provocada pela assessoria jurídica da Fenadsef, representante legal da categoria, a empresa recuou da decisão e suspendeu o congelamento da contagem de tempo e concessão de progressões e promoções que seguem normalmente. 

Outra questão jurídica que está afligindo muitos empregados é a imposição de férias compulsárias aplicadas pela empresa sem diálogo com a categoria. A Fenadsef novamente procurou a Conab para contestar o posicionamento da empresa e aguarda informações. O secretário de Assuntos Jurídicos, Parlamentares e de Classe da Condsef/Fenadsef, Edison Cardoni, acompanha o caso e espera que o problema seja solucionado por vias administrativas. "Manteremos as entidades filiadas informadas para adoção de providências", adiantou. 

Mais informações e o resultado da plenária nacional dos empregados da Conab você segue acompanhando aqui em nossa página e também em nossas redes sociais.






NOSSOS

PARCEIROS