Home > Notícias > A luta é para defender a vida, o salário e os direitos da classe trabalhadora!

A luta é para defender a vida, o salário e os direitos da classe trabalhadora!

A Diretoria Executiva do Sindsep-DF decidiu intensificar a luta em defesa da vida, do salário e dos direitos dos servidores e empregados públicos federais e, mais amplamente, junto com a CUT e a Condsef, colocar-se ao lado da classe trabalhadora


A luta é para defender a vida, o salário e os direitos da classe trabalhadora!
Imagem de Akhil Kokani por Pixabay

Sindsep-DF

No mundo todo a pandemia do coronavírus apenas precipitou uma crise que vinha de antes. Crise econômica, política e social, fruto de uma economia baseada na especulação financeira e na destruição dos direitos da ampla maioria, destruição dos serviços públicos, das empresas estatais, destruição das nações.

No Brasil, desde o golpe de 2016, acelerou-se brutalmente a política de retirada de direitos dos trabalhadores. O falso pretexto era gerar empregos, mas o que foi gerado são milhões de trabalhadores precarizados, sub-empregados e novos desempregados – todos chamados cinicamente de “empreendedores”.

Defesa do serviço público

Os ataques aos serviços públicos afetaram especialmente a saúde, a educação e a previdência públicas. A pandemia do novo coronavírus encontrou um governo brasileiro que em vez de proteger o povo e a nação viajou aos Estados Unidos e trouxe de lá 22 infectados, ajudando a disseminar a pandemia!

Jair Bolsonaro fez chacota com a gravidade da situação, contrariou orientações sanitárias dos técnicos e cientistas da área de saúde, divulgou mentiras e fake news, editou medida para favorecer empresários e prejudicar os trabalhadores, seu ministro da economia cria obstáculos para distribuir a pequena renda mínima emergencial de três meses que o Congresso aprovou para os milhões de desempregados, informais e autônomos e que são os mais vulneráveis à contaminação.

Nossa luta é pelo fim desse governo

Como diz a nota da Executiva da CUT Nacional, de 27.03, “Bolsonaro é o maior empecilho ao enfrentamento da crise sanitária, econômica e social. Ele não tem condições de presidir a nação e não é possível adiar a luta pelo fim do seu governo”.

Depois da reunião de nossa Executiva, em pronunciamento pela televisão, Bolsonaro voltou a mentir sobre a OMS e sobre seu próprio passado dizendo que “minha preocupação sempre foi salvar vidas”. Como “salvar vidas” quem defende torturadores, homenageia milicianos e, na pandemia, promove as carreatas da morte?

Aumenta a indignação do povo

Não foi por acaso que, de norte a sul do país, durante esse discurso, a população expressou sua indignação e repúdio contra esse governo, que deixou o povo completamente desamparado, num forte e generalizado panelaço, a manifestação possível neste período de quarentena.

Mas a crise não apagou a política que nos deixou vulneráveis à pandemia e é ela que precisa mudar – o que só é possível com o fim desse governo e, depois, quando as condições permitirem, com ampla reforma das instituições. De fato, editorias de jornais, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o próprio Guedes, se voltam para os servidores e empregados públicos dizendo que “é preciso fazer sacrifícios” e buscam meios de reduzir nossos salários e direitos.

É o mesmo lenga-lenga de sempre. Atacam os servidores para proteger os rentistas, financistas e bilionários.

Por medidas assistenciais e contra cortes salariais

O Sindsep-DF, ao mesmo tempo que defende a ampliação da assistência aos informais, aos milhões jogados na miséria pela política desse governo, vai lutar frontalmente contra o corte de salários e direitos dos servidores e empregados públicos.

E, ainda mais durante a crise, vai agir para proteger os direitos e a saúde de todos os servidores e empregados públicos, em particular dos setores essenciais que precisam de Equipamentos de Proteção Individual e condições seguras de trabalho que, muitas vezes, são inexistentes.

Não é hora para dilemas. A vida vem sempre em primeiro lugar! Na crise sanitária, cada um estará protegido somente se todos estiverem protegidos!
A Executiva do Sindsep-DF continuará buscando impulsionar a organização da categoria para defender seus direitos e reivindicações num momento em que o isolamento social impossibilita a realização de reuniões da Diretoria Plena, Assembleia Geral ou Congresso, mas quando a luta pelo fim do projeto do Governo Bolsonaro se faz urgente!

Diretoria Executiva
Gestão 2018/2021






NOSSOS

PARCEIROS