Home > Notícias > 91.849 servidores federais poderão se aposentar nos próximos cinco anos

91.849 servidores federais poderão se aposentar nos próximos cinco anos

Segundo o secretário de Gestão do Ministério da Economia, além desses servidores, o governo conta hoje com 67 mil pessoas que já poderiam ter parado de trabalhar, mas continuam exercendo suas funções


91.849 servidores federais poderão se aposentar nos próximos cinco anos
Foto: Reprodução

Correio Braziliense

Dados coletados pela Secretaria de Gestão do Ministério da Economia mostram que, nos próximos cinco anos, 91.849 servidores do Executivo federal estarão em idade de se aposentar. Eles representam 16,2% da força ativa de trabalho, de 564.848 funcionários. Desse total, segundo o boletim estatístico da administração pública, que será lançado nesta quinta-feira, 20.114 poderão engrossar a folha de inativos da União neste ano.

Segundo o secretário de Gestão do ministério, Cristiano Heckert, além dos servidores próximos de atingirem as condições de se aposentar, o governo conta hoje com 67 mil pessoas que já poderiam ter parado de trabalhar, mas continuam exercendo plenamente as suas funções. Como são consideradas estratégicas dentro do serviço público, recebem o abono de permanência. Para o ministério é mais barato pagar esse adicional, que custa mais de R$ 1 bilhão por ano, do que ampliar os gastos com aposentadorias e ter de repôr as vagas.

A determinação do Ministério da Economia, pelo menos até o fim de 2021, é de fazer o mínimo possível de concursos públicos. As seleções estão permitidas apenas para o preenchimento de funções consideradas essenciais. Nas contas do governo, não há porque inchar a máquina federal, pois, em média, o Tesouro Nacional banca os servidores por 60 anos. Heckert destaca, ainda, que o avanço da tecnologia está permitindo expressiva economia ao governo. Do início de 2019 até agora, a digitalização dos serviços permitiu que a sociedade poupasse R$ 1,8 bilhão.

“Claro que vamos continuar precisando de pessoas, mas tudo o que for possível será automatizado. Dos 3.740 serviços prestados pelo governo, 2.231 já estão digitalizados”, afirma o secretário. Ele ressalta que é preciso olhar cada órgão do governo de forma isolada nessa questão de pessoal. No Incra, por exemplo, dos 3.547 servidores da ativa, 1.094 estarão aptos a se aposentar nos próximos cinco anos. No Ministério da Cidadania, de 1.457 ativos, apenas 89 reunirão condições de parar de trabalhar até 2025.






NOSSOS

PARCEIROS