Home > Notícias > 2021: Com algumas perdas e importantes conquistas, sempre na luta!

2021: Com algumas perdas e importantes conquistas, sempre na luta!

Covid, vitória contra a PEC 32 e esperança para derrotar Bolsonaro em 2022


2021: Com algumas perdas e importantes conquistas, sempre na luta!
Reprodução

Sintsef-CE

Em 2021, a existência da Covid-19 trouxe grandes desafios diante das centenas de milhares de vidas perdidas desde 2020. Depois de muita luta e com dedicação dos servidores públicos do Instituto Butantan e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), bem como dos servidores da atenção básica do SUS, finalmente a vacinação começou e logo a população demonstrou a confiança na ciência aderindo às campanhas.

Ainda assim, o atraso decorrente da política genocida de Jair Bolsonaro deixou consequências profundas nas famílias brasileiras. As vidas perdidas durante a pandemia já superam 659 mil, dentre elas quase cem companheiros e companheiras da base do SINTSEF. Somente na Direção Colegiada perdemos Luís Carlos Macedo, Aluísio Bastos, Geraldo Costa, Hermenegildo Sampaio e tres ex-membros da Direção, Ednir de Carvalho, Rufino Linhares e Agemiro Cavalcante.

Do luto à luta

Em maio, com a vacinação avançando, diante das mortes e do crescimento da fome, milhares de pessoas foram às ruas pedir por Fora Bolsonaro. Com a articulação das centrais sindicais e dos movimentos sociais, as manifestações foram crescendo e também ocorreram em junho, julho, agosto, setembro e outubro. O Sintsef Ceará participou de todas, em Fortaleza e no interior do estado.

Para as servidoras e os servidores públicos, 2021 foi um ano de intensas batalhas contra a Reforma Administrativa (PEC 32) proposta por Bolsonaro ao Congresso Nacional. Ela vai privatizar os órgãos públicos, acabar os concursos, com a estabilidade e reduzir em 25% a remuneração dos servidores. As entidades sindicais que defendem os servidores das três esferas fizeram mobilizações diárias nas redes sociais, nos aeroportos das capitais e em Brasília.

A unidade trouxe uma importante vitória. O governo não conseguiu votos suficientes para votar a PEC este ano. Em 2022, a luta precisa continuar, pois Bolsonaro fará tudo para que o Congresso aprove a matéria.

Expectativas para 2022

2022 será um ano decisivo, com as eleições vamos renovar o Congresso e a presidência. Não podemos repetir o mesmo erro. Já são seis anos sem reajuste salarial, caso Bolsonaro seja reeleito serão mais quatro anos com a mesma remuneração, enquanto o custo de vida só aumenta. Diferente da base de apoio do presidente, pois para policiais e militares tem sempre reajuste e reestruturação da carreira. Vamos com tudo virar a mesa e mudar o país.

Com respeito à trajetória e o sentimento de dever cumprido, o SINTSEF se orgulha de nunca ter fugido da luta e fazer parte das forças que estão conseguindo manter as conquistas. Os servidores e as servidoras públicas estão de parabéns! Viva a luta da classe trabalhadora! Feliz Natal e um 2020 de esperança e disposição para afirmarmos nossos direitos!






NOSSOS

PARCEIROS