Home > Notícias > 19/03 - Folha suplementar trará pagamento de exercícios anteriores

19/03 - Folha suplementar trará pagamento de exercícios anteriores

A Portaria nº 2 (veja aqui), publicada no Diário Oficial da União na semana passada, trouxe a confirmação de que o governo vai pagar a servidores federais em folha suplementar pendências decorrentes de vantagens reconhecidas pela administração pública. O pagamento dos chamados exercícios anteriores vinha sendo cobrado pela Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) ao Ministério do Planejamento. Finalmente, graças às insistentes cobranças, os valores serão creditados em folha suplementar a partir desta sexta-feira. A Portaria beneficia cerca de 74 mil servidores entre ativos e aposentados. Algumas regras foram estabelecidas para que os pagamentos possam ser feitos.



Para servidores com até 59 anos, 11 meses e 29 dias, os valores são limitados a R$4 mil. Servidores com idade igual ou superior a 60 anos e portadores de necessidades especiais podem receber até o limite de R$8 mil. O Planejamento informou que os demais saldos serão pagos depois. Para isso, serão observados critérios a serem estabelecidos por outra portaria conjunta conforme a disponibilidade orçamentária, até a quitação total da dívida.

Estarão em folha suplementar a partir desta sexta os processos com análise já concluída e que foram lançados pelos órgãos até fevereiro no módulo “exercícios anteriores” do Siape, o Sistema de Pagamentos do Pessoal Civil da União. Um dos setores contemplados envolve servidores da Funasa que atuam no combate e controle de endemias e recebiam indenização de campo. Eles estão recebendo diferença de dez meses negociada pela Condsef com a Funasa. O pagamento foi reconhecido e é referente ao período que vai de outubro de 2001 a agosto de 2002. Nessa situação estão cerca de 26 mil servidores da Funasa.

Atenção é importante – A Condsef alerta aos servidores de sua base que aguardam o pagamento de exercícios anteriores que permaneçam atentos. Caso verifique que apesar de cumprir os critérios pré-estabelecidos pela portaria nº 2 o pagamento não foi efetuado pelo governo, os servidores devem comunicar as entidades filiadas à Condsef para que providências possam ser tomadas e ninguém seja prejudicado por qualquer equívoco que possa ocorrer no processo.






NOSSOS

PARCEIROS