Home > Notícias > 18/06 - Paulo Bernardo ameaça reajustes. Condsef e filiadas preparam reação com greve

18/06 - Paulo Bernardo ameaça reajustes. Condsef e filiadas preparam reação com greve

http://2.bp.blogspot.com/_MKDH_GIbWDM/SjphgDzR_cI/AAAAAAAAAII/T5C5ayh66eQ/s320/DSC01250.JPGCom 221 delegados de base representando servidores de 16 estados, a Condsef realizou, nesta quinta-feira, sua plenária nacional. No encontro, Condsef e filiadas debateram o processo de negociações com o governo, os entraves e o que é necessário para que a pauta dos federais seja atendida. A união entre os setores e também a mobilização permanente da categoria são apontadas como as principais ferramentas dos trabalhadores em defesa de seus interesses. Declarações do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, publicadas no Correio Braziliense desta quinta, também viraram matéria de debate. Bernardo segue deixando os servidores apreensivos. No mesmo dia em que quase 8 mil foram à Esplanada cobrar o cumprimento de acordos firmados pelo governo, o ministro disse que uma queda na arrecadação pode ameaçar reajustes já garantidos a diversas categorias do setor público. Recebida ontem no Planejamento, a Condsef ouviu do secretário de RH, Duvanier Ferreira, que os acordos devem sim ser mantidos. O que foi garantido, segundo Duvanier, será encaminhado pelo governo, incluindo negociação de reajuste nos benefícios pagos ao Executivo. As declarações do ministro provocaram na plenária reação imediata. Um indicativo de greve foi apontado para julho, mês em que devem ser implantados reajustes de setores como PGPE, Incra, Cultura, administrativos da Polícia Federal, entre outros.



A plenária também referendou a agenda de atividades (veja abaixo) definida pelo Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) que prevê encontros nacionais de diversos setores. Uma nova plenária nacional já está agendada para o dia 11 de julho. Nesse próximo encontro, dependendo do possível recuo do governo em manter os acordos já firmados, os servidores da base da Condsef, que representam 80% do total de servidores do Executivo, podem decidir pelo início de uma greve geral. “Nossa expectativa é de que aquilo que foi assinado conosco seja mantido. Caso o governo não atenda esse princípio básico, a tolerância da categoria pode se esgotar e a greve será nosso recurso para cobrar nossos direitos”, disse Josemilton Costa, secretário-geral da Condsef.

FMI x serviços públicos – Revoltados com a preferência dada ao FMI (Fundo Monetário Internacional) que recebeuhttps://www.condsef.org.br/uploads/18-06-paulo-bernardo-ameaca-reajustes-condsef-filiadas-preparam-reacao-com-greve-659.JPG 10 bilhões de dólares do governo federal, os servidores prometem partir para o ataque em defesa de investimentos para os serviços públicos destinados à população brasileira. “Esse dinheiro que o governo está oferecendo ao FMI é do povo e Lula ainda diz que é chique dar ao FMI enquanto oferece serviços públicos precários”, revoltou-se Costa. A plenária da Condsef defende que esses 10 bilhões de dólares sejam revertidos para o bem-estar da população brasileira garantindo serviços públicos dignos, de qualidade e gratuitos. Uma carta aberta à população também deve ser feita pela Condsef denunciando o mau uso do dinheiro público ligado aos últimos escândalos envolvendo o Senado Federal. 

Os delegados de base voltam aos seus estados com a missão de organizar os servidores e prepará-los para a luta. Confira a seguir o calendário de atividades aprovado pela Plenária Nacional da Condsef:

3 de julho
:: Encontro Nacional da Cultura (Local: Rio de Janeiro/RJ)
:: Encontro Nacional dos administrativos da Agricultura (Local: Brasília/DF)

4 de julho
:: Encontro Nacional da AGU (Local: Brasília/DF)

5 de julho
:: Encontro Nacional do TEM/DRT´s (Local: Brasília/DF)

10 de julho
:: Encontro Nacional da Fazenda (Local: Brasília/DF)

11 de julho
:: Plenária Nacional da Condsef (Local: Brasília/DF)

12 de julho
:: Reunião do CDE (Local: Brasília/DF)

15 de julho
:: Dia Nacional de Luta dos Servidores Federais em todo o Brasil

24 de julho
:: Encontro Nacional dos Hospitais

* INDICATIVO DE GREVE PARA 2a QUINZENA DE JULHO






NOSSOS

PARCEIROS