Home > Notícias > 15/09 - Assédio Moral: Melhor combate é a denúncia

15/09 - Assédio Moral: Melhor combate é a denúncia

Esta terça-feira, 15, marca o dia de combate ao assédio moral no trabalho. Prática que vem aumentando ao longo dos anos, o assédio moral no setor público é um dos maus que a Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) combate no seu dia a dia de luta em defesa dos servidores federais. Intolerável, a maior arma dos trabalhadores contra o assédio moral é a denúncia. Ao se calar, por medo, receio, ou mesmo constrangimento, o trabalhador acaba colaborando para que esse tipo de prática propague e ganhe força dentro das instituições sejam públicas ou privadas. Nos últimos anos, a Condsef já recebeu diversas denúncias de servidores que sofrem abusos de superiores em seus locais de trabalho. A partir dessas denúncias, muitos conseguiram recuperar espaço e respeito em seu local de trabalho. A luta contra o assédio moral não é tarefa fácil, mas fugir deste debate é dar força ao problema.



Às vezes, a denúncia feita diretamente aos órgãos onde o servidor trabalha não é suficiente. No Rio de Janeiro, estado que desde maio de 2002, condena o assédio moral, cerca de dez servidores públicos entraram com denúncia queixa de assédio direto na Polícia Federal. Nesta terça, o Sintrasef-RJ, entidade filiada à Condsef, promoveu ato em frente ao Teatro Capanema contra o assédio moral, alertando os trabalhadores a não se intimidarem.

Reunir provas ajuda a coibir assédio – Em síntese, o assédio moral é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. Por se tratar de uma questão privada, muitas vezes a vítima precisa redobrar esforços para conseguir provar na justiça que sofreu, ou vem sofrendo o assédio. Normalmente servem como provas documentos como atas de reunião, fichas de acompanhamento de desempenho, entre outros. Testemunhas idôneas para falar sobre o caso também colaboram para coibir a prática.

São vários os tipos de assédio moral. Existe uma literatura vasta que pode auxiliar o trabalhador a identificar se ele é vítima dessa prática. Ainda não há lei específica para assédio moral, mas você pode ajudar denunciando. Clique aqui e leia texto que fala sobre como identificar se você é vítima de assédio moral.






NOSSOS

PARCEIROS