Home > Notícias > 14/12 - Após 2 greves e 100 dias de paralisação em 2005, cultura só depende do presidente

14/12 - Após 2 greves e 100 dias de paralisação em 2005, cultura só depende do presidente

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (CONDSEF) está comemorando uma importante vitória em meio às inúmeras lutas travadas para garantir melhores condições aos servidores. Ontem (13), às 22h30, o Senado aprovou gratificação para servidores da Cultura a título de antecipação do plano de carreira do setor. Foram necessárias duas fortes greves, uma em 2004 e outra em 2005, para que o governo finalmente concedesse melhorias no salário da categoria. Os servidores aguardam somente a sanção presidencial para garantir de vez a gratificação pela qual tanto lutaram.



O setor amargava, como ainda acontece a outros servidores, arrocho salarial de mais de uma década.

Em 2005, a CONDSEF coordenou a maior greve da história dos servidores da Cultura. Foram 100 dias de paralisação das atividades em todo o país. "Provamos mais uma vez que é só por meio de pressão, mobilização e muita luta que conseguimos conquistar nossos direitos. A direção da CONDSEF, as entidades filiadas e a categoria estão de parabéns por esta conquista. Podemos comemorar porque lutamos muito e durante muito tempo. Vamos continuar lutando para que outras vitórias se somem a esta", declarou Josemilton Costa, secretário-geral da CONDSEF ao saber do resultado da votação no Senado.

Cerca de 3 mil servidores, entre ativos e aposentados, serão beneficiados a partir de janeiro de 2006. A gratificação para cultura será fixa e vai variar de R$505,00 a R$1.550,00 para os níveis auxiliar, intermediário e superior. 






NOSSOS

PARCEIROS