Home > Notícias > 06/10 – Reabertura de prazo para pedido de anistia é aprovada em comissão no Senado

06/10 – Reabertura de prazo para pedido de anistia é aprovada em comissão no Senado

Servidores demitidos à época do governo Collor comemoram decisão da CCJ de aprovar reabertura de prazo para anistiasServidores demitidos no governo Collor que perderam prazo para ter suas anistias analisadas pelo governo estão mais perto de conseguir reabertura de prazo para buscar a correção dessa injustiça. Nesta quarta-feira, 5, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou emendas da Câmara ao PLS 372/08 (veja aqui) garantindo reabertura de prazo para apresentação de pedidos de anistia. Servidores que vivem a situação se emocionaram e comemoraram durante a sessão no Senado (foto). A proposta seguirá para apreciação do Plenário em Regime de Urgência. Caso aprovada no Congresso a matéria poderá beneficiar cerca de 20 mil servidores demitidos ou exonerados entre 1990 e 1992 e que não tiveram oportunidade de requerer sua anistia.

O senador Edison Lobão Filho, autor do projeto, reforçou que a reabertura deste prazo terá um impacto social relevante. A reabertura garante a esses servidores a possibilidade de requerer sua anistia ao governo. A decisão do retorno e enquadramento desses servidores segue a cargo do Executivo. Desde o início do processo, a Condsef possui representante na Comissão Especial Intersindical (CEI), instalada para analisar os casos e pedidos de anistia.

A Condsef espera que a proposta seja definitivamente aprovada e esses servidores consigam buscar a correção de uma injustiça cometida quando foram desligados dos quadros da administração pública à época do governo Collor. A entidade também segue buscando apoio para que os PLs 5149/09 e 4293/08 sejam aprovados reintegrando servidores PDVistas celetistas e estatutários, respectivamente.

Com informações da Agência Senado






NOSSOS

PARCEIROS